A Leapmotor, marca chinesa de carros elétricos que tem o grupo Stellantis como dono da maior parte de suas ações, vai iniciar sua história no Brasil nos próximos meses com um SUV elétrico: o C10. O T03, um subcompacto elétrico com porte para brigar com o BYD Dolphin Mini, está descartado.
Inicialmente, o T03 fazia parte dos planos da Leapmotor para o Brasil e até foi flagrado em testes na cidade de Betim (MG). Agora, Autoesporte apurou que o subcompacto não vem porque é menos rentável do que os outros carros da marca. Por outro lado, outro modelo que tem chance de vir para o Brasil é o B10, que tem 214 cv e porte de Jeep Compass.
O Leapmotor T03 é um subcompacto elétrico: são 3,62 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos. Para efeitos de comparação, o Renault Kwid tem 3,68 m de comprimento e 2,42 m de entre-eixos. Enquanto o Dolphin Mini oferece 3,78 m e 2,50 m, respectivamente. Portanto, o T03 é menor do que a dupla.
O Leapmotor T03 tem apenas um motor elétrico sobre o eixo dianteiro que entrega 95 cv de potência e 16 kgfm de torque. Suas baterias de íons de lítio, do tipo LFP (ferro-lítio-fosfato), são de 37,3 kWh e entregam até 395 km de autonomia no ciclo urbano europeu WLTP.
Autoesporte conheceu o T03 no Salão de Paris (França) do ano passado. O modelo é compatível com conectores de carregamento Tipo 2 e CCS2. Na Europa, já vem com um carregador de 6,6 kW (carga lenta, do tipo AC) e uma potência máxima de carregamento rápido (DC) de 48 kW.
O tempo de recarga doméstica, entre 30% e 80%, é de cerca de 3 horas e meia, enquanto em uma estação de carregamento em corrente contínua (DC), o veículo demanda 36 minutos para recuperar o mesmo percentual de bateria.
As portas e o painel central do T03 têm acabamento em plástico, mas os vidros dispõem de acionamento elétrico. Não há saídas de ar-condicionado ou quaisquer entradas USB para os ocupantes que vão atrás. No entanto, os passageiros têm à disposição um porta-copos, que fica logo acima do túnel central.
A cabine do T03 é marcada por um quadro de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, central multimídia de 10,1″, teto solar com acionamento elétrico — sem abertura do vidro — e freio de estacionamento eletrônico. Entre outros equipamentos, há alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência.
A data de chegada da Leapmotor ao Brasil será divulgada nos próximos dias no Salão de Xangai (China), com cobertura in loco de Autoesporte, que vai trazer as principais novidades do evento para o mercado brasileiro. Fique ligado no site e em todos os nossos canais para não perder nada.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews