Leapmotor C10 terá truque para aumentar autonomia elétrica no Brasil


Previsto para o Brasil desde meados de 2024, o crossover C10, da Leapmotor, promete inovar ao ser lançado por aqui com diferentes sistemas de propulsão. De acordo com a Stellantis (controladora de 20% da marca chinesa), o modelo atuará em frentes distintas no mercado nacional ao ser ofertado também na variante REEV (sigla para veículo elétrico com autonomia estendida). Até então, apenas a versão elétrica convencional estava nos planos.

Segundo a Leapmotor, será a primeira vez no Brasil que um veículo eletrificado REEV será oferecido dentro de um grande segmento. O sistema, também chamado de EREV, usa um motor 1.5 aspirado a gasolina de 96 cv e ciclo Atkinson como gerador de energia para a bateria. O propulsor não chega a tracionar as rodas, portanto, não faz do crossover um carro híbrido, mas sim um elétrico de autonomia estendida.

No mercado internacional, o sistema entrega 231 cv de potência, cerca de 210 km de autonomia no modo elétrico ou até 1.190 km considerando a recarga feita pelo motor a combustão. A principal função da tecnologia é recarregar a bateria quando necessário, eliminando a chamada “ansiedade de autonomia”. Com isso, o consumidor pode optar por recarregar o carro na tomada ou abastecê-lo em um posto de combustível.

Apesar disso, a experiência de condução deve continuar suave e silenciosa, como em modelos elétricos convencionais, já que o motor EV é o principal responsável pela tração.

Considerado de porte médio, o C10 mede 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura e 1,90 m de largura, além de 2,83 metros de distância entre-eixos. Ou seja, tem medidas próximas às de um Jeep Commander, por exemplo. O modelo é construído sobre a plataforma Leap 3.0 e já é vendido pela marca tanto na China quanto em mercados da Europa e Austrália.

Na lista de equipamentos, oferece central multimídia de 14,6 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,25”, iluminação interna de LED com 256 opções de cor e leitor facial com capacidade para reconhecer até oito pessoas diferentes. Além disso, o SUV oferta assistências autônomas de condução (ADAS) gerenciadas por 12 radares ultrassônicos, cinco radares de onda e 10 câmeras.

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A versão elétrica convencional segue nos planos para o Brasil e será lançada junto com a variante REEV. No mercado internacional, o C10 EV entrega 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, com baterias de 52,9 kWh ou 69,9 kWh. A autonomia pode ser de 410 km ou 530 km, segundo o ciclo chinês CLTP. O lançamento nacional acontecerá nos próximos meses e representará a primeira grande investida da Stellantis contra o avanço das chinesas BYD e GWM no Brasil.

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Fonte: direitonews

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