Leapmotor C10 será primeiro carro chinês da dona da Fiat no Brasil


Anunciada desde meados de 2024, a chegada da chinesa Leapmotor ao Brasil caminha para logo se tornar realidade. A marca é parceira estratégica do grupo Stellantis, que controla 20% de suas ações, e será lançada no país para surfar na chamada ‘onda chinesa’, brigando diretamente BYD e GWM. O modelo responsável por abrir os caminhos será o SUV elétrico C10, que chegará às lojas nos próximos meses.

Considerado de porte médio, o C10 mede 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura e 1,90 m de largura, além de 2,83 metros de distância entre-eixos. Ou seja, tem medidas próximas às de um Jeep Commander, por exemplo. O modelo é construído sobre a plataforma Leap 3.0 e já é vendido pela marca tanto na China quanto em mercados da Europa e na Austrália.

Dependendo da região, a Leapmotor oferece o C10 em variantes elétrica ou elétrica com autonomia estendida (EREV, na sigla em inglês). No primeiro caso, são 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, com baterias de 52,9 kWh ou 69,9 kWh. A autonomia pode ser de 410 km ou 530 km, segundo o ciclo chinês CLTP.

Já na versão EREV, o C10 conta com um motor 1.5 aspirado a gasolina de 96 cv e ciclo Atkinson usado apenas como gerador de energia. O propulsor não chega a tracionar as rodas e, portanto, não faz do crossover um carro híbrido, mas sim um elétrico de autonomia estendida. O conjunto tem os mesmos 231 cv, rendendo 210 km de autonomia no modo elétrico ou até 1.190 km considerando a recarga feita pelo motor a combustão.

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Na lista de equipamentos de série, o C10 traz central multimídia de 14,6 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,25”, iluminação interna de LED com 256 opções de cor e leitor facial com capacidade para reconhecer até oito pessoas diferentes. Além disso, o SUV também oferta assistências autônomas de condução (ADAS) gerenciadas por 12 radares ultrassônicos, cinco radares de onda e dez câmeras.

Além do Brasil, o projeto de expansão da Leapmotor alcançará mercados como Turquia, Israel, norte da África, Índia, Nova Zelândia, Tailândia, Malásia e Chile. Toda a representação da marca fora da China, incluindo produção e comercialização de veículos, é de responsabilidade da Stellantis.

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Fonte: direitonews

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