Lavrov: terroristas de todo o mundo ‘se alimentam’ das armas ocidentais enviadas à Ucrânia


O chanceler russo está na cidade sul-africana de Joanesburgo para participar da reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, cujo foco neste ano são o multilateralismo e o direito internacional.

“Os grupos terroristas em todo o mundo se alimentam dos suprimentos de armas ocidentais que vazam da Ucrânia”, disse ele, de acordo com um comunicado do MRE da Rússia.

Foto oficial dos líderes da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Novembro de 2024. - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2025

Segundo Lavrov, a ameaça do terrorismo internacional continua alta devido às ações militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Afeganistão, no Iraque, na Líbia e na Síria.

“A ameaça do terrorismo internacional continua aguda e adquiriu uma nova dimensão como resultado das aventuras militares da OTAN no Iraque, na Líbia, no Afeganistão e na Síria”, acusou, “em um espírito de dois pesos e duas medidas”.

O Ocidente, acrescentou, divide os militantes em “próprios” e “estranhos”, algo que levou a ataques terroristas na Europa, como os ocorridos contra os gasodutos russos Nord Stream.
Ele também falou sobre as conversas entre Washington e Moscou para estabelecer condições que permitam encerrar a crise ucraniana.
“Há uma compreensão gradual de que só se pode encontrar uma solução abordando as causas profundas da crise na Ucrânia, incluindo o cumprimento dos compromissos de respeito aos direitos humanos, como os direitos linguísticos e religiosos, e a observância do princípio da indivisibilidade da segurança na Europa”, destacou Lavrov.
O chanceler também instou o G20 a “ficar do lado da verdade e da justiça” e a lutar contra “a glorificação do nazismo, do neonazismo e do racismo”, neste ano que marca o 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial (1939–1945).
Segundo Lavrov, o domínio dos conflitos e crises internacionais na agenda global demonstra que a segurança de alguns países não pode ser garantida às custas de outros, mas deve ser equitativa e indivisível para todos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Soja cai em Chicago com realização de lucros
Próxima Pilotos de F1 terão uso opcional da camisa de resfriamento em 2025