Lavrov: Moscou recebe ‘sinais confusos’ dos EUA sobre o tratado Novo START


24929894

De acordo com uma entrevista de Sergei Lavrov à revista Newsweek, qualquer chance de os EUA e a Rússia retomarem o Novo START ainda está distante, porque o governo de Biden envia “sinais confusos” sobre os próximos passos para que o acordo seja assinado.
Segundo o chanceler russo, “ainda não está claro o que está por trás desses sinais”. Ele destacou que o diálogo entre Rússia e EUA está praticamente congelado “por causa dos Estados Unidos“.
O chanceler russo afirmou que “é impossível manter uma comunicação normal com Washington, que declara seu objetivo de causar uma derrota estratégica à Rússia”.
Assinado em 2010, o Novo START entrou em vigor em 2011 por um período de dez anos, podendo ser prorrogado por mais cinco.
B-61, a bomba nuclear mais antiga no arsenal dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022

No momento, entretanto, Lavrov explicou que não há “esclarecimentos às consultas russas sobre a estabilidade estratégica e o controle de armas descontinuados pelo lado norte-americano”.

As duas potências concordaram, em janeiro de 2021, em estender o Novo START por mais cinco anos, o único acordo de controle de armas que liga os EUA e a Rússia, depois que Washington quebrou o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (Tratado INF, na sigla em inglês), sobre mísseis de médio e grande porte, em 2 de agosto de 2019.
O pacto de desarmamento nuclear limita os arsenais dos dois países de tal maneira que em sete anos, e no futuro, o número total de armamento não ultrapasse 700 mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês), 1.550 ogivas e 800 sistemas de propulsão implantados e não implantados.
O presidente, Joe Biden, participa de um evento para apoiar a legislação que incentivaria a fabricação doméstica e fortaleceria as cadeias de suprimentos de chips de computador no South Court Auditorium no campus da Casa Branca, 9 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2022

No início de agosto, Moscou notificou oficialmente Washington de que estava se retirando temporariamente das atividades de inspeção sob o tratado Novo START, mas as retomaria assim que as questões relacionadas às sanções que dificultavam as viagens das equipes de inspeção fossem resolvidas.
O tratado Novo START vai expirar no ano de 2026. Rússia e EUA começaram a consertar os aspectos do futuro acordo sobre a restrição de armas nucleares, mas o diálogo foi interrompido após o início da operação especial russa na Ucrânia.
Conforme declarado pelo Departamento de Estado dos EUA, Washington está considerando a possibilidade de uma nova rodada do diálogo estratégico com Moscou, mas quer evidências de sua abordagem conscienciosa.
Um míssil nuclear ICBM Titan II desativado é visto em um silo no Missile Museum Titan (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2021

Anteriores Bêbados, chapados? Eles atuaram sob efeito de álcool ou drogas
Próxima Autor de impeachment de Dilma, Miguel Reale Jr. anuncia apoio a Lula