A Chery segue com passos firmes no plano de expansão no Brasil. Após trazer ao país a Omoda Jaecoo sem a Caoa, parceira de longa data, agora se organiza para lançar por aqui a Jetour. Autoesporte apurou que o lançamento da marca será no primeiro trimestre de 2026. Os SUVs T1 e T2 devem ser os primeiros modelos a serem vendidos em nosso mercado (veja abaixo mais detalhes sobre a dupla).
A companhia que foca em SUVs com pegada mais robusta é só uma das inúmeras marcas chinesas que reproduzem o estilo consagrado pela Land Rover ao longo de décadas. A Jetour foi devidamente formalizada na Junta Comercial do Estado de São Paulo no último dia 25 e agora está contratando funcionários.
São inúmeras vagas, incluindo postos no departamento financeiro, na rede de distribuição e no marketing. Mais do que estar procurando empregados, a Jetour já contratou funcionários com experiência na indústria automotiva. Alguns deles trabalharam na conterrânea Neta, que chegou ao Brasil em 2024, mas agoniza e luta para conseguir vender os carros estocados no Espírito Santo antes de encerrar as operações de vez por aqui.
Ao menos dois executivos contratados pela Jetour têm passagens pela Neta. Um deles acumula ainda longa passagem pela Chery. Autoesporte apurou que houve preferência na contratação de pessoas com algum conhecimento de como funciona uma empresa chinesa. Não à toa, a marca do grupo Chery também admitiu trabalhadores de MG e Caoa.
E quem irá comandar a operação da Jetour no país? Ainda que indiretamente, se levarmos em consideração o quadro societário, será a mesma Chery que trouxe ao país a Omoda Jaecoo. No entanto, a nova marca atuará de forma independente.
Explicamos: a Jetour Auto Brasil tem como única sócia a Wuhu Ruiqing Enterprise Management. A razão social é composta, segundo o Estatuto Social da empresa, por Chery Automobile (vulgo Chery) e Wuhu Jietu Automobile Sales.
A Chery tem 85% de participação na Wuhu Ruiqing. No entanto, quem cuida da distribuição dos veículos da Jetour é a Wuhu Jietu — dona de 15% da empresa. Para resumir a salada, todos os nomes citados têm associação com a mesma holding. A própria Chery, inclusive, é sócia da Omoda Jaecoo no Brasil. Ou seja, tudo numa única mala, ainda que em compartimentos distintos.
Com a parte burocrática encaminhada, a Jetour inclusive já testa carros no Brasil. Nos últimos meses, foram vistos dois modelos diferentes rodando no Brasil. São os SUVs T1 e T2. A dupla deve chegar ao mesmo tempo, para iniciar a operação local da marca.
Também conhecido como Traveller, o T2 tem visual absolutamente inspirado no Land Rover Defender. O utilitário chinês tem 4,78 metros de comprimento, 2 metros cravados de largura, 1,87 m de altura e entre-eixos de 2,80 m.
O Jetour T2 é vendido em opções com motor 2.0 turbo a gasolina que entrega 254 cv de potência e 39,8 kgfm de torque. Vem associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
O SUV também tem configuração híbrida plug-in. Esta vem com motor 1.5 turbo de 156 cv e 22,4 kgfm e dois propulsores elétricos dianteiros. A bateria de 26,7 kWh garante ao modelo, de acordo com site global da fabricante, autonomia de 139 km no ciclo NEDC.
O Jetour T2 tem ainda central multimídia de 15,6 polegadas, sistema de som de 12 canais da Sony e teto panorâmico. Dispõe, por fim, de bancos com aquecimento e ventilação, câmera 360 graus e carregador de smartphones por indução.
Outro modelo “na agulha” da Jetour para o Brasil é o T1. Tem visual similar ao T2, bem como dimensões: são 4,70 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,84 m de altura e os mesmos 2,80 m de entre-eixos.
A motorização também é parecida. Há opções com motor 1.5 turbo e caixa automatizada de dupla embreagem e sete velocidades e 2.0 turbo de 254 cv e 39,8 kgfm. No entanto, para este último, temos câmbio automático de oito marchas.
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Fonte: direitonews