Lanças encontradas no fundo de lago na Polônia atestam habilidade de antigos mestres na metalurgia (FOTOS)


A ilha de Ostrów Lednicki, localizada no lago Lednica, era considerada o centro religioso e político do primeiro Estado da Dinastia Piasta, que floresceu sob o comando de Boleslau I, na primeira metade do século XI, durante o apogeu da Dinastia Piasta.

© Foto / Uniwersytet Mikołaja Kopernika/Mateusz PopekArqueólogo subaquático com lança no fundo do lago Lednica, no oeste da Polônia

Arqueólogo subaquático com lança no fundo do lago Lednica, no oeste da Polônia - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2025

Arqueólogo subaquático com lança no fundo do lago Lednica, no oeste da Polônia
As lanças, datadas do final do século X e início do século XI, foram encontradas pela equipe do Centro de Arqueologia Subaquática da Universidade Nicolau Copérnico, na Polônia.
Apesar do pequeno número das peças, elas ilustram a diversidade das armas em uso naquele período.

© Foto / Uniwersytet Mikołaja Kopernika/Mateusz PopekPonta de lança encontrada no lago Lednica, no oeste da Polônia

Ponta de lança encontrada no lago Lednica, no oeste da Polônia - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2025

Ponta de lança encontrada no lago Lednica, no oeste da Polônia
Uma das lanças conservou parte do seu cabo original de madeira de freixo, com cerca de 2,1 metros de comprimento, o que a torna um artefato de grande raridade. O cabo era decorado com um anel de chifre de veado. Esse pequeno detalhe confirma que na Alta Idade Média usavam-se lanças com hastes de diferentes comprimentos.
Outra ponta de lança, em forma de folha de salgueiro, corresponde a um tipo amplamente difundido na Europa e, ao mesmo tempo, revela uma forte tradição artesanal local, uma vez que peças semelhantes já haviam sido encontradas na região de Lednica.

© Foto / Uniwersytet Mikołaja Kopernika/Mateusz PopekPonta de lança encontrada no lago Lednica, no oeste da Polônia

Ponta de lança encontrada no lago Lednica, no oeste da Polônia - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2025

Ponta de lança encontrada no lago Lednica, no oeste da Polônia
A mais complexa do ponto de vista tecnológico, e também a mais longa, foi forjada com a técnica de soldagem de padrões. Trata-se de um procedimento que combinava repetidamente aços macios e duros para obter lâminas de resistência superior. Praticada apenas pelos ferreiros mais habilidosos da época, sua presença no lago revela o alto nível de especialização à disposição dos guerreiros do período piasta.
A descoberta mais espetacular, contudo, é uma lança alada ricamente ornamentada, conhecida como “lança do duque”. Sua ponta estava coberta por espirais e motivos de tríscele.

© Foto / Uniwersytet Mikołaja Kopernika/Mateusz PopekFragmento com motivos de tríscele da ponta de lança encontrada no lago Lednica

Fragmento com motivos de tríscele da ponta de lança encontrada no lago Lednica - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2025

Fragmento com motivos de tríscele da ponta de lança encontrada no lago Lednica
Análises químicas revelaram traços de ouro, prata, cobre, estanho, zinco e chumbo em seu acabamento. Além disso, foram identificados vestígios de douramento e prateação, o que indica que a arma servia não apenas em combate, mas também como símbolo de poder e prestígio cerimonial.
Os pesquisadores ainda não sabem ao certo por que as lanças foram parar no fundo do lago, mas pretendem continuar os estudos com análises metalúrgicas e isotópicas para determinar a origem dos metais utilizados. Após a conservação, as peças serão expostas no Museu dos Primeiros Piastas, em Lednica.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores CONAMP filia Augusto Aras e marca primeiro ingresso de ex-procurador-geral da República em 55 anos
Próxima 'Peculiaridades' nas estradas dificultam o rápido deslocamento de tropas na Europa, diz mídia