Lançada na Alesc obra ‘Plenário do Tribunal do Júri’ do defensor público Ralf Zimmer Junior


Foi lançada no Parlamento na noite desta terça-feira (04), a obra literária “ Plenário do Tribunal do Júri”, de autoria do defensor público estadual Ralf Guimarães Zimmer Junior. A sessão de autógrafos foi prestigiada e contou com a presença dos deputados Sargento Lima (PL), Mauricio Eskudlark (PL), Ivan Naatz (PL), Lunelli (MDB), entre outras autoridades e o público em geral.  

O livro explica em detalhes o que deve ser feito para apresentar as teses acusatórias e defensivas no Júri, bem como esclarece os usuais expedientes da acusação e da defesa em julgamentos deste porte.

A obra apresenta uma série de reportagens sobre casos famosos que foram julgados em diversos tribunais, pretendendo ser assim indispensável àqueles que vão dar seus primeiros passos na atuação em plenário. “Também será de grande utilidade para os mais experientes oradores que atuam ou almejam atuar nos julgamentos dos crimes contra a vida, ou seja, no Tribunal do Júri”, comenta o autor.

Ele destaca que a atuação no plenário do Júri, seja pela acusação, seja pela defesa, já é um desafio por si só. “Pois envolve, além de conhecimento jurídico, certo domínio da oratória e de princípios de persuasão para buscar convencer os julgadores destes processos de crimes contra a vida, que são os 07 (sete) juízes leigos sorteados pelo juiz togado para compor o Conselho de Sentença”, afirmou. 

O autor

Ralf Guimarães Zimmer Junior é Defensor Público lotado na 2ª Vara Criminal da Capital, junto ao Tribunal do Júri. Defensor Público desde 2013, foi o primeiro Defensor concursado a se tornar Defensor Público Geral do Estado de Santa Catarina, entre setembro de 2016 e março de 2018. É autor também do livro: Só o Supremo no Banco dos Réus? Um ensaio sobre a responsabilidade de todos pela Democracia (Habitus, 2020).

Valquíria Guimarães
Agência AL

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores Axa quer expandir negócio no Brasil e consolidar marca
Próxima Pesquisa da Uerj analisa campanhas públicas contra violência de gênero