Lamborghini Temerario é o sucessor híbrido plug-in de 920 cv do Huracán


Quatro meses depois da última despedida do Huracán, o Lamborghini Temerario 2025 chega para assumir o lugar do esportivo de “entrada” da marca italiana. E com credenciais superlativas. O V10 naturalmente aspirado de antes já não existe mais. No lugar, um conjunto híbrido plug-in que traz um V8 e três motores elétricos para gerar nada menos que 920 cv de potência (!), 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e velocidade máxima de 343 km/h.

O Temerario será uma das estrelas do tradicional festival de Pebble Beach, que acontece neste final de semana na Califórnia (EUA). O preço deve ser divulgado durante o evento.

Voltando a falar da motorização híbrida, a parte a combustão feita pelo V8 4.0 biturbo (que é conhecido internamente pelo código L411) contribui com 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm e 74,4 kgfm de torque entre 4. 000 e 7.000 giros. O motor traseiro instalado transversalmente tem virabrequim plano (e não cruzado) que o permite girar mais e também contribui para um ronco (ainda) mais visceral. O processo de combustão se alterna entre duas bancadas de cilindros – o que contribui para o ciclo de admissão e de escapes. O supercarro pesa apenas 1.690 kg.

O V8 é o chamado “hot V”, onde as saídas de escapamento (no cabeçote do motor) apontam para o interior do “V”, ao invés de para fora com motores tradicionais. Isso permite posicionar os turbos (com pressão máxima de 2,5 bar) entre as duas bancadas de cilindros e não fora como habitualmente. A vantagem é que os turbos estão na área do motor de maior calor e bem mais próximos das saídas de escape, diminuindo o trajeto dos gases e, consequentemente, o turbolag, por exemplo.

Um dos motores elétricos está instalado entre o V8 e a transmissão de dupla embreagem e oito marchas. Os outros dois estão no eixo dianteiro, produzindo 150 cv (cada) e oferecendo tração integral ao esportivo. Já a bateria é de 3,8 kWh pode ser recarregada em até 7 kW (AC). A marca italiana não informou qual a autonomia do Temerario somente o modo elétrico.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Visualmente, o Temerario mistura as proporções do Huracán (4,70 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos) com toques visuais de Revuelto. A Lamborghini cria uma nova assinatura hexagonal de luz de diurna de LED (DRL) que se junta aos faróis afilados e a carroceria musculosa. O “tema” poligonal também está nas lanternas (que ainda permite passagem de ar para refrigeração do motor) e no formato das saídas de escapamento. Um ostensivo difusor completa a agressiva estética traseira.

Na frente, o Temerario tem rodas de 20 polegadas com pneus Bridgestone Potenza Sport 255/35 R20, já na traseira, o aro é 21 e com os mesmos pneus, mas com medidas 325/30 R21.

Dentro, o novo Lamborghini chama atenção pelas três telas. A do painel de instrumentos digital tem tela de 12,3 polegadas e é altamente configurável. Já a central multimídia tem visor vertical de 8,4″ e conexão com Android Auto e Apple Carplay sem fio. A última tela é a do passageiro com 9,1″ de tamanho. O Lamborghini Temerario será vendido no Brasil, porém as primeiras unidades devem chegar somente em 2025.

Quer ter acesso aos conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital

Fonte: direitonews

Anteriores TJ/SP nega pedido de Roberto Carlos e mantém paródia de Tiririca no ar
Próxima Municípios se preparam para aderir ao sistema nacional de inspeção de produtos de origem animal