Lamborghini: primeira carro elétrico da marca tem nome estranho, 1.300 cv e estreia em 2028


A Lamborghini acaba de mostrar o protótipo do Lanzador, o primeiro carro elétrico de sua história. Com ares de crossover e inspirações no Urus, o modelo tem espaço para quatro ocupantes e deve ser lançado apenas em 2028.

VEJA TAMBÉM

CLÁSSICO Oficina lança releitura de Lamborghini Diablo, mas só 19 pessoas podem comprar
CARRO DE BOLEIRO
Jogador do Manchester City compra Lamborghini de 666 cv
DE CINEMA
Lamborghini que Leonardo DiCaprio dirigiu em O Lobo de Wall Street será leiloado

Apesar de faltarem cinco anos para o lançamento do Lanzador, a Lamborghini diz que o protótipo é uma antecipação do visual, e não um estudo de design. A versão de produção será bem parecida com a das imagens, segundo a marca. O nome, apesar de significar “arremessador” em espanhol, é de um touro. Lanzador recebeu o título de “Melhor Touro” na Feira de Madri de 1993. A marca segue a tradição de nomenclaturas ligadas ao universo do animal, como Urus, Huracán e, mais recentemente, o Revuelto.

O Lanzador é facilmente reconhecível como um Lamborghini. Os faróis estreitos, o formato do para-choque, a carroceria musculosa e vértices bem pronunciados não escondem a origem do esportivo. Enquanto o Urus tem lanternas de bloco único com LEDs que formam um “Y”, o crossover tem três círculos que passam uma pegada retrô. A traseira bem elevada reforça suas características aventureiras.

Toda a parte estrutural do supercarro é nova. O Lanzador terá um sistema dinâmico exclusivo com para-lamas que se movem e um spoiler protuberante. Segundo a fabricante, essas características vão garantir resistência mínima do ar e uma dirigibilidade mais aguçada.

A intenção é que o Lanzador seja um carro versátil. Talvez o modelo possa ser descrito como a lacuna entre o Revuelto e o Urus, garantindo a proporção perfeita entre esportividade e conforto.

As fotos da cabine lembram uma nave espacial de Star Wars. O painel forma um “Y” e divide o habitáculo em duas partes, separando motorista e passageiro. Aparentemente, a central multimídia ficará restrita ao acompanhante.

O volante é grande, mas seu bloco central é pequeno. Há comandos giratórios para o seletor de modos de condução e botões para a parte de mídia. O interior é revestido de couro sustentável, processado com água residual de uma produção de azeite para minimizar o desperdício. Materiais reciclados podem ser encontrados em toda a cabine, como os bancos e detalhes do painel.

O Lamborghini Lanzador chegará às lojas apenas em 2028. Por isso, a marca não divulga maiores informações sobre potência, torque, bateria, autonomia e tempo de carregamento. Ao que tudo indica, o Lanzador deve ter em torno de 1.300 cv.

Bem antes disso, no ano que vem, a marca promete que todos os seus modelos terão algum nível de eletrificação. O Huracán está fora dos planos e deve sair de linha em 2024. A boa notícia para os italianos é que a marca está contratando novos funcionários para o desenvolvimento e a produção de seu primeiro carro elétrico, em Sant’Agata Bolognese.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Secel e Unemat ofertam curso de qualificação a gestores municipais de esporte e lazer
Próxima Antônio Fagundes diz que “teve problema” para aceitar filho gay: ‘Tive uma formação machista’