“Serão utilizadas soluções próprias desenvolvidas de forma controlada no Laboratório de Inteligência Artificial, utilizando ferramentas de código aberto, as quais serão disponibilizadas exclusivamente na infraestrutura interna da Força Aérea, mantendo-se com isso a salvaguarda das informações.”
“Com isso, a equipe do CCA-SJ será capaz de manter o laboratório funcionando em sua máxima disponibilidade e desempenho, com o intuito de melhor atender às demandas do sistema de tecnologia da Aeronáutica, bem como do comando como um todo.”
“Quanto ao treinamento em IA, a Diretoria de Tecnologia da Informação planejou trilhas de capacitação para os militares que vão atuar no Sistema de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (STI) com tais tecnologias, multiplicando esse conhecimento ao CDCAER e também aos outros centros de computação, tanto de Brasília quanto do Rio de Janeiro.”
IA é indispensável para defesa, avalia especialista
“O radar da Cúpula de Ferro detecta o lançamento de foguetes, e seus algoritmos, que incorporam o aprendizado de máquina, calculam a trajetória em tempo real. A inteligência artificial então toma uma decisão crítica: determina se o foguete está em rota para atingir uma área povoada ou um local estratégico. Se a ameaça for real, o sistema lança um interceptador. Se o foguete cair em uma área desabitada, o sistema ignora para economizar munição. Essa capacidade de discriminação é uma função-chave da inteligência artificial nesse sistema.”
“O uso de softwares e tecnologia de inteligência artificial estrangeiras, embora muitas vezes seja inevitável e até benéfico para acelerar o desenvolvimento, resulta em implicações e restrições significativas que podem comprometer a autonomia e a segurança de um país. […] Espero que [a iniciativa da FAB] seja seguida por diversos outros setores estratégicos do Estado brasileiro.”
“O investimento e a busca de capacitação em inteligência artificial permitirá alcançar uma adequada soberania nesse campo, customizar a tecnologia para a nossa realidade, capacitar recursos humanos valiosos para o desenvolvimento dessas tecnologias, fomentar a base industrial e gerar inovações que possam atender tanto ao setor militar quanto ao setor civil. Ou seja, um investimento estratégico que contribuirá para uma nova geração da tecnologia e para a questão da soberania. Para a nossa capacitação e o futuro tecnológico do Brasil.”
Fonte: sputniknewsbrasil