Kimi Antonelli nem bem estreou na Fórmula 1 e já colhe os louros dos bons resultados nas pistas. O jovem recebeu da Mercedes, por exemplo, um exemplar do AMG GT 63 e, claro, o presente não passou desapercebido. Isso porque um vídeo do garoto chegando à escola a bordo do esportivo tem circulado pelas redes sociais. No registro, o jovem de 18 anos é abordado por outros estudantes após estacionar o veículo.
Antonelli cursa o último ano da escola, no Instituto Técnico Salvemini di Casalecchio di Reno, em Bolonha. A jovem promessa do automobilismo, inclusive, obteve a superlicença exigida pela Fórmula 1 antes mesmo de ter uma habilitação que o permitisse dirigir pelas ruas. As informações são do Globo Esporte.
No vídeo que circula na internet, Antonelli chega ao colégio e, claro, chama atenção de todos os colegas. É possível ver os adolescentes observando com admiração a máquina pilotada pelo jovem italiano. A reação é impagável e pode ser conferida abaixo.
A permissão para pilotar de Kimi Antonelli saiu após uma alteração no regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Isto possibilitou que o italiano conquistasse a licença para participar dos treinos livres e corridas da principal categoria do automobilismo aos 17 anos; e não 18, como era previsto.
Além disso, outra curiosidade paira sobre a pouca idade do piloto. De acordo com o código de trânsito italiano, motoristas com menos de três anos de experiência estão proibidos de dirigir carros com mais de 75 kW (ou 102 cv) por tonelada. Em vigor desde dezembro de 2024, tal legislação permitiria que Kimi Antonelli dirigisse o presente que recebeu apenas em 2028 se não fosse um detalhe: o atleta tirou sua habilitação em San Marino.
Acontece que, apesar de cercada pelo território norte da Itália, San Marino é uma nação independente e portanto, com legislação de trânsito própria. Por isso, o jovem piloto pode desfilar com seu carro de luxo pelas ruas italianas.
O Mercedes-AMG GT 63 vai de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e atinge velocidade máxima de 315 km/h. Equipado com motor V8 4.0 biturbo, o modelo foi desenvolvido pela divisão esportiva da Mercedes-Benz e entrega até 585 cv de potência. Para aqueles que desejam ter o cupê na garagem, o investimento é alto, já que o esportivo custa 191 mil euros — o equivalente a R$ 1,26 milhão em conversão direta.
Com apenas 18 anos, Andrea Kimi Antonelli é o terceiro piloto mais jovem a correr pela Fórmula 1 — quando estreou tinha 18 anos, 6 meses e 19 dias de idade, ficando atrás de Lance Stroll e Max Verstappen, respectivamente. O italiano começou a competir ainda na infância, e já coleciona títulos no Campeonato Europeu de Kart da FIA (2020 e 2021), na Fórmula 4 (2022), Fórmula Regional Europeia (2023) e na Fórmula 2, porta de entrada para a categoria mais importante do automobilismo mundial.
Antonelli passou a integrar o programa de desenvolvimento de pilotos da Mercedes em 2019. Promovido à Fórmula 2 com apenas 17 anos, o piloto fez uma boa temporada na categoria em 2024 e chegou ao ponto mais alto do esporte, a Fórmula 1, em 2025.
O italiano iniciou sua carreira na Fórmula 1 em março deste ano, no Grande Prêmio da Austrália, ao assumir a vaga que o heptacampeão Lewis Hamilton, hoje na Ferrari, ocupava na Mercedes. Na ocasião, Antonelli conquistou o quarto lugar. Já no GP da China, o estudante finalizou a corrida na oitava colocação. Seu companheiro de equipe é o britânico George Russell.
Na terceira etapa do mundial, no Japão, Kimi terminou em sexto. Antonelli liderou a prova por 10 voltas e se tornou o piloto mais jovem a assumir a ponta de uma corrida na categoria. Além disso, também assumiu o posto de mais jovem a anotar a volta mais rápida de um Grande Prêmio. Ambos os recordes pertenciam ao tetracampeão Max Verstappen.
Até o momento, Antonelli ocupa a sexta colocação no campeonato de pilotos, se colocando como o melhor entre todos os estreantes na temporada. Na lista de novatos temos ainda Isack Hadjar (Racing Bulls), Oliver Bearman (Haas), Liam Lawson (Racing Bulls) e o brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews