Kia Tasman: picape coreana é revelada com visual ousado e virá ao Brasil


A Kia apresentou oficialmente nesta terça-feira (29) a sua picape média inédita, a Tasman. A futura rival de Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier e companhia chega às lojas em 2025, começando pela Ásia e Oceania. Depois, será distribuída nas demais regiões, como Europa, África e América do Norte.

A Tasman também atenderá o mercado sul-americano. A picape média, segundo o site Autos Segredos, será feita no Uruguai, na fábrica multimarcas da Nordex. Além disso, a publicação diz que a produção começa ao fim de 2025 ou, mais tardar, no início de 2026.

O Brasil será o principal mercado da Tasman na América do Sul. Outro país estratégico para a picape média na região será a Argentina, onde o modelo já foi devidamente confirmado.

O grande chamariz da Tasman é seu apelo aventureiro. A picape estreia grandes caixas de rodas, uma dianteira robusta marcada por ângulos retos e grade frontal protuberante. Os faróis de LED são projetados em direção à lateral, passando a impressão de que são ainda maiores.

Na traseira, conforme antecipado em teasers e flagras, a picape traz o logotipo da Kia projetado em relevo, aplicado diretamente sobre a chapa da tampa da caçamba. O mesmo recurso foi usado na Ranger de última geração, assim como a adição de uma pequena soleira para apoiar o pé e facilitar o acesso à carga.

Por fim, sua carroceria quadrada lembra jipes como Wrangler e Defender, seguindo na direção contrária das rivais, que ficaram mais parecidas com automóveis nos últimos anos.

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Isso não é por acaso. Segundo a Kia, a Tasman mira um cliente com estilo de vida mais ativo e menos urbano. O objetivo é fisgar a atenção de praticantes de esportes radicais e atividades ao ar livre — e por isso, as versões mais caras terão pneus All-Terrain para facilitar o acesso em terrenos irregulares.

A Tasman tem 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. A caçamba, por sua vez, tem 1,51 m de comprimento, 1,57 m de largura e 54 cm de profundidade. A média carrega volume, de acordo com a fabricante, de 1.173 litros. Sua capacidade de reboque é de 3.500 kg e a capacidade de carga útil pode variar entre 1.000 e 1.190 kg.

Existe a expectativa de que a Austrália seja o principal mercado da Tasman no mundo, tanto que a Kia levou sua equipe de engenheiros ao país durante a fase de desenvolvimento. Mais de 18 mil experimentos foram realizados para melhorar a robustez da picape, incluindo trajetos em pântanos, desertos e florestas. Todo o processo será apresentado em detalhes na minissérie “One More Round” no YouTube.

O interior da Tasman aposta no futurismo, oferecendo duas telas integradas para painel de instrumentos e central multimídia. O grande volante remete aos carros da Land Rover por conta do formato quadrado. Já o console central traz um grande porta-objetos e espaços para copos.

O pacote de mídia terá conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Um carregador de celular por indução também foi instalado na região do console central. Pela tela principal, o motorista também poderá selecionar modos específicos de tração e condução.

A nova Kia Tasman tem opções distintas de motor dependendo do mercado. Na Austrália, por exemplo, a caminhonete terá o motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros da família CRDi que já equipa o Sorento. A unidade desenvolve 200 cv de potência e 44,9 kgfm de torque, com transmissão automática de oito velocidades e tração 4×4. Com este conjunto, faz o 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e atinge velocidade máxima de 185 km/h.

Há ainda opções com motor a gasolina 2.5 litros, na Coreia do Sul, que entrega 281 cv e 43 kgfm. O 0 a 100 km/h nesta configuração é feito em 8,5 segundos. A velocidade máxima é a mesma. No Oriente Médio e na África, por sua vez, consumidores têm à disposição os dois propulsores. Ambos têm tanques de combustível com capacidade de 80 litros.

Vale ainda frisar que, além das configurações automáticas, a Tasman pode vir equipada com câmbio manual de seis marchas. A picape média tem configurações para lama, neve, areia, cascalho e pisos mais escorregadios. A tração pode ser, além da já citada 4×4, 4×2 e reduzida.

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Fonte: direitonews

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