A Kia Tasman parece um passo mais perto de ser lançada. Em fevereiro, Autoesporte confirmou que o grupo Gandini, responsável pela operação da marca por aqui, havia embarcado uma unidade da Coreia do Sul para o Brasil. Agora, o flagra dos colegas do BFMS indica que o exemplar não só já chegou, como está em testes.
Um facilitador na vida da Kia Tasman no Brasil é a informação publicada antes pelo Autos Segredos, que cravou que haverá produção da caminhonete na fábrica da Nordex, no Uruguai, viabilizando a chegada em melhores condições comerciais. Vale lembrar que, recentemente, a Fiat deixou de usar as instalações para fazer a Titano, que migrou para a fábrica da própria Stellantis na Argentina.
Procurada, a Kia do Brasil afirmou que o modelo está rodando em testes de homologação. Além disso, a picape segue em estudos de mercado. Portanto, não há uma previsão de lançamento.
A unidade vista pelo BFMS é da versão SX, a segunda mais barata da linha. Ela traz grade escurecida, rodas de 17 polegadas e faróis de LED. Isso, porém, não significa que a Kia do Brasil vai vender a Tasman neste catálogo. A estratégia da marca coreana é oferecer as opções topo de linha dos catálogos. É assim com EV5 e EV9, por exemplo.
Mesmo sem definição da versão a ser vendida no Brasil, uma coisa é certa. A motorização será diesel, algo mandatório em picapes médias. Estamos falando de um 2.2 turbodiesel de 210 cv de potência e 45 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, e a tração, integral.
Com esse conjunto, ficará na mesma faixa de potência da maior parte das futuras concorrentes, como Toyota Hilux (204 cv), Chevrolet S10 (207 cv) e Mitsubishi Triton (200 cv).
Ainda não há estimativa de preços ou níveis de equipamentos para a Tasman no Brasil. Mas é possível esperar que a caminhonete vá concorrer com modelos menos voltados ao trabalho, como Jeep Gladiator e, eventualmente, BYD Shark.
O grande chamariz da Tasman é seu apelo aventureiro. A picape estreia grandes caixas de rodas, uma dianteira robusta marcada por ângulos retos e grade frontal protuberante. Os faróis de LED são projetados em direção à lateral, passando a impressão de que são ainda maiores.
Na traseira, conforme antecipado em teasers e flagras, a picape traz o logotipo da Kia projetado em relevo, aplicado diretamente sobre a chapa da tampa da caçamba. O mesmo recurso foi usado na Ford Ranger de última geração, assim como a adição de uma pequena soleira para apoiar o pé e facilitar o acesso à carga.
O interior da Tasman aposta no futurismo, oferecendo duas telas integradas para painel de instrumentos e central multimídia. O grande volante remete aos carros da Land Rover por conta do formato quadrado. Já o console central traz um grande porta-objetos e espaços para copos.
A Tasman tem 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. A caçamba, por sua vez, tem 1,51 m de comprimento, 1,57 m de largura e 54 cm de profundidade. Nela, o volume é de 1.173 litros. Já a capacidade de reboque é de 3.500 kg e a de carga útil varia entre 1.017 e 1.145 kg.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews