Kia Sportage estreia nova dianteira e troca câmbio polêmico do Creta


Três anos após sua estreia global, o Kia Sportage passa pelo seu primeiro facelift na linha 2026. As principais mudanças ficam por conta do novo design frontal, da troca do câmbio automático e da adoção de uma tela curvada na cabine. O SUV renovado ainda não tem data para ser lançado no Brasil, segundo a Kia, representada pelo Grupo Gandini.

As mudanças serão adotadas em todas as fábricas do Sportage no mundo. O modelo das imagens é feito na Coreia do Sul, e também atende os mercados da América do Norte e Austrália via exportação. Já o modelo europeu, um pouco mais curto que o coreano, é produzido na Eslováquia e também atende o mercado brasileiro.

Começando pela dianteira, o Sportage está visivelmente mais encorpado graças à adoção da nova grade frontal com acabamento preto brilhante. Os faróis de LED perdem o formato de “bumerangue” e recebem um novo estilo inspirado no Sorento e na Carnival, com assinatura exclusiva. As peças estão maiores e descem até o para-choque.

Outra mudança visível está no layout das rodas, que segue um design semelhante ao do Kia EV5 elétrico (leia o teste), combinando placas pretas e aço escovado. Há também uma versão totalmente preta. A traseira manteve o seu formato original, mas as lanternas receberam novo layout nos grafismos.

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Na cabine, a Kia apresenta a nova central multimídia de 12,3 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay) e um head-up display inédito. Outras mudanças surgem no volante multifuncional (agora com dois raios), na iluminação ambiente de LED e no formato das saídas de ventilação. Por fim, a alavanca de câmbio sai de cena e dá lugar a um comando giratório. Tal atualização segue a própria mudança da caixa automática, como abordaremos a seguir.

A Kia também anunciou que toda a parte de vedação sonora foi atualizada, com novos reforços na região da coluna B e nos painéis das portas. Assim, a marca coreana garante que a condução do Sportage ficará mais silenciosa e confortável na linha 2026.

O pacote de segurança também passou por melhorias. Agora, o volante vibra para alertar o motorista sobre as condições da pista. Uma câmera instalada no painel, que pode detectar quando o condutor desvia o olhar da rua, é um novo componente do ADAS.

O Kia Sportage tem muitas opções mecânicas no mercado coreano. A versão básica tem motor 2.0 aspirado de 144 cv de potência e 19,5 kgfm de torque. Já a versão 1.6 turbo, a mais potente movida apenas a gasolina, entrega 177 cv e 26 kgfm. A novidade fica por conta da nova transmissão automática de oito marchas, que substitui a antiga caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Aqui vale um parêntese. Este câmbio automatizado de sete marchas — também chamando de DCT 7 — é o mesmo que atualmente equipa o Hyundai Creta 2025 nacional, feito em Piracicaba (SP). A transmissão tem engrenagens banhadas em óleo, mas suas embreagens são secas. Tal informação não estava clara durante o lançamento do SUV coreano no Brasil no mês passado.

A versão híbrida plug-in, por sua vez, recebeu um incremento de 5 cv de potência. Nessa configuração, o Sportage combina o motor 1.6 de 177 cv ao propulsor elétrico de 64 cv, abastecido por uma bateria de 47,7 kWh. De acordo com a Kia, o sistema de frenagem regenerativa foi atualizado, permitindo que o motorista reduza a velocidade pelos paddle shifters.

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Fonte: direitonews

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