Kia Seltos: SUV ‘irmão’ do Creta vai mudar e deve enfim chegar ao Brasil


Quando surgiu no mercado, em 2019, o Kia Seltos foi muito especulado no Brasil. Os rumores de seu lançamento em nosso país arrefeceram, mas as chances de termos o SUV compacto em nosso mercado aumentaram com a iminente chegada de sua segunda geração, prevista para o segundo semestre de 2026.

Meses atrás, o site Autos Segredos noticiou que o grupo Gandini, representante oficial da Kia no Brasil, deve montar o Seltos no Uruguai ao lado da picape Tasman para vendê-lo em nosso país. Autoesporte apurou que a negociação envolve não o Seltos vendido atualmente, mas sim a segunda geração do SUV, cujo início da produção na Coreia do Sul está previsto para agosto de 2026.

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A ideia da Kia é montar o Seltos em CKD na fábrica da Nordex em Montevidéu, capital uruguaia, a partir de 2027. Lá, o grupo Gandini já faz o comercial leve Bongo e também negocia a produção local da picape média Tasman, que tem chances de começar antes da montagem do SUV compacto.

Montar localmente o Seltos em um país do Mercosul é estratégia vital para posicioná-lo de maneira competitiva no segmento brasileiro de SUVs compactos. Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross são alguns de seus rivais, todos com produção nacional.

Vale observar que a matriz da fabricante sul-coreana já produz kits do Seltos para exportação em CKD a países como Índia, Rússia, Equador, Uzbequistão e Vietnã, o que facilita a negociação. O mais provável é que o SUV seja oferecido no Brasil com motorização 1.6 turbo do Creta e híbrida flex (usando como base o conjunto 1.6 aspirado do Niro e do Hyundai Kona).

Construído atualmente sobre a plataforma SP2, a mesma do próprio Hyundai Creta, o Kia Seltos deve mudar de arquitetura em sua segunda geração. O projeto é conhecido como SP3, nome da atualização dessa matriz. Ainda não se sabe como ficarão as dimensões do SUV, que atualmente mede 4,39 metros de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura na maioria dos mercados onde é vendido. O porta-malas tem capacidade para 435 litros.

A motorização da segunda geração deve contemplar o motor 1.6 Smartstream turbo do Creta, que no Brasil rende 193 cv de potência e deve virar flex em breve. Para os Estados Unidos, o 2.0 aspirado da família Nu será mantido, mas em outros mercados, como o nosso, o novo Seltos também deve adotar o conjunto híbrido de Hyundai Kona e Kia Niro, que une o 1.6 Kappa aspirado de ciclo Atkinson a outro elétrico, entregando 141 cv de potência combinada.

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Fonte: direitonews

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