Kia EV9 chega por R$ 750 mil como SUV elétrico com retrovisor virtual


João Fonseca, grande promessa do tênis brasileiro, não é a única estrela do Rio Open, torneio da modalidade que ocorre na capital fluminense. A Kia, enfim, confirmou oficialmente a chegada do EV9 ao país nesta terça-feira (18). Autoesporte antecipou que o SUV elétrico seria apresentado em novembro passado, mas que teve seu debute postergado para fevereiro deste ano.

O Kia EV9 é praticamente um exagero, um utilitário esportivo de dimensões absolutamente generosas. Tem, para você ver, 5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de entre-eixos. Só não é maior que a Carnival, que também marca presença no Rio Open em exposição. A minivan de oito lugares está em sua quarta geração no Brasil e ganhará configuração híbrida paralela em 2025.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Mas voltemos ao EV9. E, claro, vamos logo ao que interessa. A Kia já havia adiantado que o SUV chegaria para ser o seu modelo mais caro e luxuoso. Autoesporte apurou à época que o modelo seria comercializado com preço na faixa de R$ 800 mil. Quase acertamos. Foi por pouco!

O veículo elétrico de luxo da Kia será vendido no Brasil por R$ 749.990. As primeiras unidades do modelo, de acordo com a marca sul-coreana, representada no país pelo grupo Gandini, começaram a ser entregues ainda na terça-feira (18). Ainda de acordo com a empresa, os veículos disponibilizados inicialmente vêm com câmeras no lugar dos retrovisores externos. No entanto, a companhia já viabiliza opções com retrovisores convencionais para o nosso mercado.

Feito sobre a plataforma E-GMP, o Kia EV9 tem motorização de causar inveja a muito esportivo. Seus dois propulsores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, entregam 385 cv de potência e 71,4 kgfm de torque. A tração do utilitário de luxo é integral.

O pack de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) do Kia EV9 tem 99,8 kWh de capacidade. Sua autonomia oficial, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, é de 434 km. Em recargas ultrarrápidas DC de 350 kW, de até 800 V, o alcance passa de 30% a 80% em apenas 24 minutos.

Vale dizer ainda que o SUV tem a função Vehicle-to-Load, que permite com que a bateria alimente dispositivos e aparelhos eletrônicos. Desse modo, o utilitário fornece até 180W e pode alimentar fonte externa até que a capacidade chegue a 3,6 kWh.

Apesar de ter sempre três fileiras de assento, o Kia EV9 pode ter duas configurações diferentes de cabine: chega ao Brasil, conforme Autoesporte já havia apurado, disposição 2+3+2. O porta-malas tem 333 litros de volume com as três fileiras em uso e 828 litros com a última rebatida. Com segunda e terceira rebatidas, a capacidade aumenta para 2.393 litros. Há ainda compartimento dianteiro de de 62 litros que suporta até 20 kg. Devido ao posicionamento das baterias, o assoalho é totalmente plano.

Entre os principais itens de série do Kia EV9 temos faróis e lanternas em LED, teto solar duplo, rodas de liga leve de 21 polegadas, retrovisores externos digitais por câmera, chave presencial inteligente, ar-condicionado de três zonas digital, coluna de direção com ajuste elétrico de altura e profundidade (novidade nos carros da marca) e cortinas nas janelas das portas traseiras.

Há ainda bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação (o do motorista tem função de massagem), bancos da segunda fileira também com aquecimento e ventilação, iluminação ambiente de duas zonas em LED, retrovisor interno digital, head-up display de 12 polegadas, sistema de som premium Meridian com 13 alto-falantes e um subwoofer, carregador de smartphones por indução, quadro de instrumentos com tela LCD de 12,3” e central multimídia com tela de 12,3” e integração com Android Auto e Apple Carplay que dispensa fio. As duas últimas se integram a uma tela de 5” com as funções do ar-condicionado.

E tem mais, tá? Volante com aquecimento, terceira fileira com bancos com rebatimento elétrico, porta-copos e pontos de carregamento para dispositivos móveis.

No quesito segurança, o Kia EV9 dispõe de trava de segurança infantil elétrica, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção de faixa, monitor de ponto cego, alerta de fadiga, câmera 360°, câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento, sensores de estacionamento, dianteiros, traseiros e laterais, entre outros.

A Kia oferece cinco anos de garantia para o SUV de luxo. Para a bateria o prazo é de oito anos, ou 160 mil km rodados.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Mais um foragido que roubou empresas do governador no Distrito Industrial de Cuiabá é preso
Próxima Mercado do milho varia de estado para estado