Kia EV9 chega ao Brasil em novembro como SUV elétrico com bateria gigante


Após a chegada do EV5, a Kia prepara outra novidade totalmente elétrica para o Brasil. Trata-se do EV9, SUV de seis ou sete lugares que ocupará o topo da gama da marca. O lançamento oficial, com a divulgação de preços, equipamentos e versões, acontecerá entre novembro e dezembro. Autoesporte teve a oportunidade de conhecer o SUV em detalhes durante evento realizado em Quito (Equador).

O EV9 é um utilitário avantajado. Tem 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos. Só não é maior que a minivan Carnival, que tem 5,10 m de comprimento.

Além do porte, o EV9 tem um apelo visual bem evidente. As linhas da carroceria são demarcadas por arestas e ângulos retos. Na dianteira, os grandes faróis full-LED descem até o para-choque e formam o “nariz de tigre” característico na grade frontal.

As características robustas continuam com os grandes arcos pintados de preto acima dos pneus. As rodas podem ser de 19, 20 e 21 polegadas, sendo que a versão mais equipada tem um triângulo preto ao centro. Já as maçanetas são retráteis.

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A traseira reforça o futurismo com o estilo inusitado das lanternas. São totalmente diferentes de tudo que a marca já apresentou. Talvez por conta da carroceria quadrada, a Kia não tenha evidenciado os “músculos” do EV9 com grandes vincos horizontais. Além disso, o porta-malas do SUV tem 330 litros de capacidade com as três fileiras em uso e 828 l com a última rebatida.

Aqui aproveitamos para falar da disposição da cabine, que pode ter o arranjo 2+2+2 (seis lugares) ou 2+3+2 (sete lugares). Vale lembrar que o assoalho é totalmente plano. A versão para o Brasil, no entanto, ainda não foi confirmada.

Outro quesito que ainda não está confirmado para o Brasil é a mecânica. O EV9 tem três opções de powertrain, sempre com a enorme bateria de 99,8 kWh. A versão de entrada tem tração traseira, com 203 cv e 35,7 kgfm de torque. A autonomia divulgada é de 564 km em ciclo europeu (WLTP).

Nos pacotes intermediário e topo de linha, o EV9 tem 247 cv. O que muda é o torque, que pode ser de 25,5 kgfm ou 35,7 kgfm. Neste caso, a autonomia vai para 512 km e 505 km, respectivamente.

Por fim, todas as versões contam com um pacote de segurança robusto. Itens como assistente de manutenção de faixa, frenagem de emergência, sensor de ponto-cego e controle de cruzeiro adaptativo marcam presença.

Assim como o EV6, o EV9 também pode sair de vagas apertadas sem que alguém esteja sentado no banco do motorista. Basta utilizar o aplicativo da Kia ou a própria chave. Maiores informações serão divulgadas em novembro, durante seu lançamento oficial no Brasil.

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Fonte: direitonews

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