Justiça do RJ Determina Retirada de “Million Years Ago” de Adele por Plágio de “Mulheres”


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

Adele foi condenada pela Justiça do Rio de Janeiro a retirar sua música “Million Years Ago” de todas as plataformas digitais, após ser acusada de plágio da canção “Mulheres”, de Toninho Geraes, interpretada por Martinho da Vila. A decisão, assinada pelo juiz Victor Agustin Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, aponta semelhanças melódicas entre as duas faixas, que, segundo o magistrado, apresentam “quase integral consonância melódica”.

A acusação de plágio foi formalizada por Geraes, que alegou que a música de Adele compartilha uma “indisfarçável simetria” com sua composição. O juiz, após análise das melodias por especialistas, concluiu que as similaridades são claras, reforçando o argumento de plágio. O processo foi protocolado em fevereiro deste ano, e Geraes busca uma indenização de R$ 1 milhão, além dos direitos autorais da música, que incluem juros e correção monetária. O valor exato da compensação será calculado após um mandado judicial, uma vez que os dados relativos à receita gerada são sigilosos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a sentença determina que a música de Adele seja removida das plataformas assim que as gravadoras e a artista forem notificadas. Caso a decisão não seja cumprida, uma multa diária de R$ 50 mil será aplicada. Embora a decisão tenha sido tomada, ainda cabe recurso por parte dos envolvidos.

Antes de recorrer ao Judiciário, o advogado de Geraes, Fredímio Trotta, tentou resolver a questão por meio de um acordo extrajudicial com a cantora e suas gravadoras, mas não obteve resposta. As gravadoras, por sua vez, alegaram que não são responsáveis pela composição, apenas pela distribuição da música, mas Trotta defende que as empresas também devem ser responsabilizadas, pois lucraram com a utilização da obra, mesmo que não haja intenção de plágio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Atriz Diane Delano, de “Northern Exposure”, morre aos 67 anos
Próxima Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito