Justiça colombiana determina que ELN suspenda bloqueio de comunidade devido a fortes chuvas


A Suprema Corte colombiana solicitou a suspensão da paralisação “para que seja possível a entrada de ajuda humanitária aos colombianos que vivem neste território e necessitam de atenção urgente”.
O Poder Judiciário do país latino-americano manifestou seu apoio aos habitantes de Chocó, La Guajira e Bogotá que enfrentam uma situação difícil após as tempestades que deixaram centenas de milhares de vítimas.
Da mesma forma, o tribunal manifestou em particular a sua preocupação com a grave situação enfrentada pelo departamento de Chocó, que teve 85% do território afetado em decorrência do temporal.
Foi feito também um apelo à solidariedade e ao espírito humanitário de todos os habitantes da Colômbia para que prestem ajuda aos mais de 100 mil afetados, que se encontram em situação de emergência nos 25 municípios de Chocó.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, levanta o punho ao fim de seu discurso de posse, em Bogotá, em 7 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2024

Nesta segunda-feira, o governo do departamento colombiano de Chocó declarou calamidade pública em todo o território devido às inundações causadas pelas fortes chuvas.
“O Comitê Departamental de Gestão de Riscos tomou a decisão de declarar calamidade pública e manifestar emergência para todo o nosso território departamental. Autorizamos ações imediatas de reação, resposta e realocação de orçamentos e recursos para fazer frente a esta situação”, afirmou a governadora do departamento, Núbia Carolina Córdoba, em entrevista coletiva.
Córdoba afirmou que a tempestade afetou 37.577 famílias do departamento e causaram danos a casas e plantações.
Na noite do domingo (10), o presidente Gustavo Petro, junto com sua equipe de governo, declarou situação de desastre em todo o país devido ao temporal.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Milho 2024/2025: Safra promissora
Próxima Você sabia que juízes podem ter até 180 dias de folga anuais? Entenda