‘Júpiter quente’ 10 vezes maior que o Sol é descoberto em torno de estrela gigante


Os especialistas identificaram uma variação regular causada por um corpo que orbitava uma estrela gigante, conhecido como HD 167768, quase dez vezes maior que o Sol.
O exoplaneta HD 167768 b tem uma massa de pelo menos 85% a de Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar.
Este gigante está localizado a uma distância de aproximadamente 0,15 unidades astronômicas de sua estrela anfitriã, completando sua órbita a cada 20,65 dias.
Muitas estrelas coloridas reunidas nesta imagem do aglomerado globular NGC 1805, obtida pelo telescópio espacial Hubble - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2022

Os resultados do estudo indicam que este “Júpiter quente” descreve um dos períodos orbitais mais curtos já conhecidos entre planetas que giram em torno de estrelas altamente evoluídas.
Contudo, espera-se que o planeta seja engolido por sua estrela anfitriã, convertendo-se desta forma em uma gigante vermelha, daqui a aproximadamente 150 milhões de anos.
Os pesquisadores ainda identificaram outras duas variações regulares nas medições de velocidade radial do HD 167768, que poderiam ser causadas por pelo menos outros dois planetas orbitando em torno da estrela.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Comissão Europeia: este inverno na Europa será desafiador, mas no próximo haverá mais dificuldades
Próxima Muro na fronteira russo-finlandesa vai levar a nova tensão entre Kremlin e Ocidente, diz mídia