Surge uma nova estrela em potencial na NBA: Victor Wembanyama. O pivô de 18 anos tem 2,30 m de altura, com envergadura que chega a 2,36 m. O francês vem impressionando por tamanha mobilidade, mesmo sendo tão alto, e surge como favorito para ser a primeira escolha no Draft de 2023.
Por causa de Wembanyama, que vem se destacando no Metropolitans 92, de Paris, na LNB Pro A (liga de basquete profissional da França), 0 comissário Adam Silver sugeriu rebaixamento na NBA, para evitar resultados negativos de forma intencional, buscando uma melhor posição no Draft de 2023.
Quanto mais baixa a classificação, maiores as chances de uma boa colocação no evento, o famoso “tank”. “É algo que nós precisamos observar. O Draft é, em princípio, um sistema bom, mas eu entendo, especialmente quando tem um jogador que aparece em cada geração, como temos agora”, disse o comissário da NBA à ESPN.
Talento geracional?
LeBron James, um dos maiores jogadores da história da NBA, está abismado com a joia francesa. “Todo mundo tem sido considerado um unicórnio nos últimos anos, mas ele é mais tipo um alien. Ninguém nunca viu ninguém alto como ele jogar de maneira tão fluída e graciosa. É certamente um talento geracional”, disse o astro do Lakers.
perguntaram pro LeBron sobre Victor Wenbanyama. Ele respondeu:
– Todo mundo tem sido considerado um unicórnio nos últimos anos, mas ele é mais tipo um Alien. Ninguém nunca viu ninguém alto como ele jogar de maneira tão fluída e graciosa. É certamente um talento geracional. https://t.co/5vJ5Okvh1i
— Café Belgrado (@ocafebelgrado) October 6, 2022
Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, a exemplo de Lebron, também ficou impressionado com o potencial do conterrâneo. “Ele é único, algo que o mundo nunca viu. Ele é mais alto do que eu, mais comprido do que eu. Ele pode espaçar o chão, ele pode passar. Mas (ele) também quer jogar na defesa. E ele adora vencer”, disse o francês.
Rudy Gobert, on French national teammate and top prospect Victor Wembanyama: “He’s unique, something the world has never seen. … He’s taller than me, longer than me. He can space the floor, he can pass. But (he) also wants to play defense. … And he just loves to win.” pic.twitter.com/f7qJos9uZF
— Eric Walden (@tribjazz) October 22, 2022
Confira lances de Wembanyama:
Victor Wembanyama is definitely a freak. 7’4 and doing all of this sh*t 😤
— PBA insider 🏀 (@PBAinsider) October 16, 2022
não existe 2v1 contra victor wembanyama 😳pic.twitter.com/rfN1Zd0ztx
— Hater do RJ Barrett™ 🗽 (@KnicksNationBR) October 21, 2022
Eu tava de bobeirinha assistindo uns vídeos na plataforma vizinha…
O Wembanyama é assustador até quando é brincadeira. Na verdade, ele não sabe nem brincar.
(📽️ – @IamKrisLondon ) pic.twitter.com/iDIxB5bwx2
— C-Wood Brasil 🇧🇷 (@brasil_wood) October 17, 2022
Olha o passe do Wembanyama pic.twitter.com/YI64KFlXVV
— Gabriel Martins (@caradossports) October 21, 2022
Victor Wenbanyama dominando Rudy Gobert em um X1 aos 16 anos de idade. Isso não assusta vocês? pic.twitter.com/JOO9SQKbfv
— Down Town🚀🏀 (@FTownDown) July 3, 2022
Alvoroço
O nome do atleta começou a surgir em meados de 2021, quando foi destaque no Mundial Sub-19. Na decisão, contra os EUA, o pivô anotou 22 pontos, oito rebotes e oito tocos.
Mas ele conheceu o esporte muito antes. Wembanyama começou a jogar basquete com 4 anos. Elodia de Fauterau, mãe do atleta, treinava Victor desde muito novo. Ela foi ex-jogadora e técnica de times juvenis. Aos 15 anos, o jovem estreou na liga profissional e logo foi convocado para as seleções de base.