Jornalista: Rússia e China dão golpe no dólar dos EUA ao trabalharem na sua substituição no BRICS


“[Presidente da Rússia Vladimir] Putin e China desferiram outro golpe destrutivo no Ocidente […]. Cada vez mais países decidem abandonar o dólar americano – Laos, Paquistão, Argentina, Brasil – todos se afastam do dólar para realização das transações”, comentou o jornalista.

Segundo ele, a mídia ocidental quase não prestou atenção a esse passo dos países-membros do BRICS. Ele acrescentou também que o problema da dívida dos EUA e o déficit comercial tornaram o dólar “menos atraente” como moeda internacional.

Ao mesmo tempo, acrescenta Morris, Washington continua pedindo dinheiro emprestado da China e gastá-lo em complexo militar-industrial, o que só agrava a situação com a dívida do Estado.
Em relação a sanções antirrussas, o jornalista americano observou que a recusa do combustível russo apenas prejudicou o Ocidente, já que a Rússia como fornecedora de gás “substituiu” quase totalmente os importadores europeus por outros países.
Notas de dólar são depositadas em uma caixa de depósito em Nova York, 24 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2023

Anteriormente, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, observou que os países do BRICS aceleraram a transição para pagamentos em moedas nacionais. Segundo ele, a restrição das importações russas “estimula muitos países a pensar alternativas ao dólar”.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Raridade cósmica: morte violenta de estrela lança seu núcleo por toda galáxia (FOTO)
Próxima Prefeitos e secretários de educação recebem alerta para cumprir meta da estratégia Busca Ativa Escolar