Jornalista Renata Varandas é Demitida da Record Após Vazamento de Entrevista com Lula


Nesta quinta-feira (18), a jornalista Renata Varandas foi desligada da Record devido a uma quebra de confiança com a emissora. O motivo da demissão foi o vazamento de trechos de uma entrevista exclusiva que ela realizou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que teve um impacto no mercado financeiro.

A jornalista entrevistou o presidente Lula no Palácio do Planalto na terça-feira (16), por volta das 9h30. A entrevista foi gravada e exibida na íntegra no “Jornal da Record” no mesmo dia, às 19h55. No entanto, antes da publicação oficial pelo portal de notícias da emissora, R7, alguns trechos da entrevista foram divulgados por uma empresa de análise política da qual a jornalista é sócia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os trechos que abordavam a questão fiscal e a sucessão no Banco Central foram divulgados por volta das 13h48, uma hora antes da publicação pelo R7. O comunicado com essas informações foi distribuído pela corretora BGC Liquidez DTVM Ltda e atribuído à Capital Advice, uma agência de análise política para investidores e gestores financeiros. Renata Varandas é sócia-administradora da Capital Advice, junto com Mariana Londres, do portal UOL, e Flávia Torres de Mesquita. O texto antecipou declarações de Lula sobre a necessidade de convencimento para aceitar cortes de gastos e sobre a meta fiscal.

A situação gerou tensões entre o governo Lula e a Record. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, um colaborador do governo considerou a situação um “absurdo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em comunicado oficial, a Record anunciou o desligamento de Varandas: “A RECORD informa o desligamento da repórter Renata Varandas, que, a partir desta quinta-feira (18/07/2024), não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora.”

A emissora também afirmou anteriormente que desconhecia a ligação de Varandas com a Capital Advice: “A Record esclarece que soube da ligação da repórter Renata Varandas com a Capital Advice somente após a divulgação do release pela agência. A emissora deixa claro que condena qualquer vazamento de informações, principalmente com recorte parcial do que é apurado em entrevistas feitas por nossas equipes. Medidas cabíveis serão tomadas com a apuração dos fatos”, afirmou a assessoria do canal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Mudanças climáticas já interferem em secas e cheias na Amazônia
Próxima Rússia 'é capaz de desafiar a histórica superioridade aérea da OTAN', diz mídia