Jornal britânico contesta número de público no show de Lady Gaga no Rio: “altamente improvável”, e Paes rebate


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

A estimativa da Prefeitura do Rio de Janeiro de que 2,1 milhões de pessoas teriam assistido ao show gratuito de Lady Gaga em Copacabana no último sábado (13) está sendo contestada pela imprensa internacional. Nesta terça-feira (15), a emissora britânica BBC, por meio do seu núcleo de checagens, o BBC Verify, classificou o número como “altamente improvável” com base em uma análise técnica de densidade de público.

Segundo a reportagem, para comportar mais de 2 milhões de pessoas, seria necessário ocupar toda a orla da praia de Copacabana, o que equivale a cerca de 610 mil metros quadrados. No entanto, o espaço efetivamente utilizado, segundo a emissora, foi de aproximadamente 140 mil metros quadrados, entre os prédios do Copacabana Palace e do Hotel Hilton — área que, de acordo com os parâmetros de segurança britânicos, comportaria no máximo 660 mil pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Altamente improvável que as alegações sejam precisas”, afirmou um especialista em densidade de multidões ouvido pela BBC. A análise foi motivada por uma dúvida enviada por um leitor britânico, Andrew, da cidade de Bristol, que escreveu ao canal dizendo achar difícil acreditar nos números divulgados pela prefeitura carioca.

A equipe do BBC Verify utilizou imagens aéreas, vídeos e a posição dos telões distribuídos na areia como referência para calcular a área ocupada pelo público. “Usamos uma estimativa padrão de segurança do Reino Unido de 4,7 pessoas por metro quadrado”, explicaram, ressaltando que, com esse cálculo, seria possível acomodar cerca de 660 mil pessoas, e não os mais de 2 milhões divulgados oficialmente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Resposta da Prefeitura

O prefeito Eduardo Paes (PSD) respondeu à contestação com ironia nas redes sociais. “No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2,2 milhões de brasileiros”, escreveu. Ele ainda afirmou que os britânicos “não entendem o Rio” e justificou a diferença de densidade dizendo que os cariocas são “mais calorosos e animados”.

Paes chegou a compartilhar uma suposta fórmula matemática elaborada pela Riotur para justificar a estimativa oficial, mas as autoridades municipais não detalharam quais métodos foram usados para chegar ao número de 2,1 milhões de presentes no evento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar da crítica, a BBC reconheceu que a Prefeitura do Rio manteve seus números mesmo diante da análise, mas “sem explicar como seus dados foram obtidos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores BYD Seal híbrido: conhecemos o sedã que roda 2.000 km sem ter que abastecer
Próxima Desenterram na França uma foice da Idade do Bronze de origem britânica (FOTOS)