Jordan 191 pilotada por Michael Schumacher vai a leilão


A Jordan 191 de Michael Schumacher foi colocada à venda em Paris apenas 18 meses depois de ter sido leiloado pela última vez.

O heptacampeão mundial pilotou o chassi nº 6 no Grande Prêmio da Bélgica de 1991, quando foi contratado para substituir Bertrand Gachot, condenado a 18 meses de prisão por agressão agravada.

Apesar de ser novo no esporte, Schumacher impressionou desde o início e usando este modelo em particular, ele superou seu companheiro de equipe Andrea de Cesaris em sua primeira sessão de treinos.

Depois disso, ele novamente venceu De Cesaris para P7 na qualificação, mas a boa forma dele logo acabou, pois sua embreagem falhou logo após Eau Rouge na primeira volta da corrida. O chassi nº 6 foi pilotado por De Cesaris em seu caminho para terminar em 13º.

Essa seria a única aparição de Schumacher pela equipe Jordan, já que ele foi contratado pela Benetton nas últimas cinco corridas da temporada de 1991.

O chassi nº 6 está programado para ser leiloado em Paris no dia 2 de fevereiro pela Bonhams e é a segunda vez em 18 meses que ele foi a leilão.

A casa de leilões diz que está sendo vendido em condições de funcionamento e espera-se que alcance entre £ 1,2 milhão e £ 1,75 milhão.

O chassi foi danificado em 2021, quando foi pilotado pelo filho de Schumacher, Mick, em Silverstone.

Ele foi vendido anteriormente por £ 1,25 milhão pela Speedmaster Cars, mas não saiu das instalações desde sua compra, exceto pela excursão a Silverstone.

O 191 será o segundo carro de Schumacher a ir a leilão nos últimos meses, com sua Ferrari F2003 sendo vendida por £ 10,7 milhões em novembro.

O valor obtido em um leilão da Sotheby’s na Suíça representa o segundo valor mais alto já pago por um carro de F1, com apenas o Mercedes W196R de 1954 valendo mais (£ 19,6 milhões).

 

Anteriores F1: Alesi acredita que Vasseur precisa de apoio para crescimento da Ferrari
Próxima F1: Circuito de Ímola recebe multa após dia de filmagem da Red Bull