O lendário piloto da NASCAR, Jimmie Johnson, comparou sua experiência nas pistas à trajetória de Max Verstappen na Fórmula 1, destacando as semelhanças entre suas trajetórias de sucesso e os desafios enfrentados fora das pistas. Johnson, que conquistou sete títulos na NASCAR Cup Series, falou sobre o tema no podcast ‘High Performance’.
Questionado se via paralelos entre sua experiência e o atual domínio de Verstappen na F1, Johnson afirmou: “Definitivamente, há pontos em comum, especialmente se ele continuar correndo e chegar a sete ou oito títulos. Veremos o que o futuro reserva e quais decisões ele tomará. Ele já deixou claro que vencer sete ou oito títulos não é uma prioridade tão alta, o que sugere que talvez ele faça outra coisa antes disso.”
Johnson destacou como a percepção do público e da mídia muda diante do sucesso prolongado. “É curioso como as pessoas passam a te enxergar. Meu processo de me reinventar e me tornar cada vez mais sério afastou os torcedores americanos. Eles achavam que eu era um robô, que não tinha personalidade. Me chamavam de ‘sem graça’ por muito tempo.”
Ele também compartilhou como isso afetou sua vida pessoal e emocional. “Era estranho ler comentários como: ‘Você é chato, só ganha, fala as coisas certas e sua esposa é linda’. Eu pensava: ‘Que horrível ser eu’,” brincou. Johnson admitiu que, no início da carreira, cometia o erro de acompanhar esses comentários em fóruns online. “Isso foi um grande erro. Eu era muito jovem e me deixava afetar emocionalmente por algumas coisas que lia.”
Com o tempo, ele disse ter aprendido a lidar melhor com as críticas. “Hoje, vejo o lado engraçado disso, mas no começo, com os fóruns, eu não estava preparado”, acrescentou.
Para Johnson, é essencial entender que não é possível agradar a todos. “Você não pode fazer todo mundo feliz. Os torcedores vão apoiar seu piloto e vaiar os outros. Quando entendi isso, simplifiquei as coisas. Minha base de fãs vai torcer por mim, mas há outras 39 bases que farão mais barulho. E tudo bem.”
O heptacampeão da NASCAR acredita que Verstappen enfrentará desafios semelhantes ao longo de sua carreira. No entanto, destacou a importância de encontrar um equilíbrio pessoal para lidar com a pressão. “Você precisa encontrar seu próprio caminho no esporte, seu equilíbrio pessoal para lidar com tudo isso”, finalizou Johnson.
Fonte: f1mania