Nem parece, mas já se vai uma década desde que o Jeep Renegade foi lançado no Brasil, no segundo trimestre de 2015. Junto com o Honda HR-V, o SUV compacto da então FCA, hoje Stellantis, começou a promover a mudança no segmento de SUVs no Brasil.
Para celebrar o feito, a marca americana acaba de apresentar o Jeep Renegade Série Especial 10 Anos. A edição, limitada a 1.010 exemplares, custa os mesmos R$ 185.990 da versão Willys, a mais cara no portfólio do SUV, na qual a edição limitada é baseada.
Porém, em relação ao Renegade Willys, o Série Especial 10 Anos adiciona elementos comemorativos como adesivos no capô e na coluna C, costuras exclusivas nos bancos e uma plaqueta com a numeração seriada. Outra diferença é que as rodas de 17 polegadas são escurecidas.
Fora isso, o pacote de equipamentos é o mesmo do Jeep Renegade Willys. Ou seja, há quadro de instrumentos digital, central multimídia de 10 polegadas, bancos de couro, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico, chave presencial, partida por botão, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Clientes que comprarem o Renegade Série Especial 10 anos ainda levam uma mochila e uma camiseta de brinde.
O conjunto mecânico segue o padrão do restante da linha: motor T270 1.3 turbo flex de 176 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque com etanol, já recalibrado com 9 cv a menos por conta do Proconve L8, e câmbio automático de seis marchas. A tração, como na versão Willys, é 4×4 sob demanda.
Apesar da celebração pelos dez anos, o Jeep Renegade está em declínio nas vendas. Entre janeiro e abril deste ano, o modelo é apenas o sétimo SUV compacto mais vendido no Brasil, com 13,6 mil exemplares no acumulado de emplacamentos.
Como comparação, há dois anos, o Renegade tinha o mesmo patamar de vendas e era o quinto colocado. Quatro anos atrás, em 2021, mesmo ainda durante a pandemia, o SUV era o líder do segmento, com praticamente o dobro de emplacamentos da atualidade.
De lá pra cá, o mercado evoluiu, com competidores novos ou profundamente atualizados. É preciso lembrar que, por mais que o desenho característico ainda agrade, o Jeep Renegade foi mantido na mesma geração ao longo de toda esta década. Houve duas atualizações visuais externas, além da modernização do interior e adoção de novas motorizações. Porém, sem mudança de carroceria.
O cenário deve seguir desta forma por mais algum tempo. Durante o evento de celebração dos dez anos de produção nacional no Brasil, executivos da marca confirmaram uma nova geração do Jeep Renegade nacional. Mas não disseram quando isso deve acontecer. O mais provável é que fique para o final da década, dentro do plano de investimentos de R$ 30 bilhões da Stellantis para 40 novos carros.
Muito antes, ainda em 2025, segundo o site Autos Segredos, o Renegade deve passar por mais uma reestilização. O chamariz, no entanto, será um sistema híbrido leve de 48 Volts que permitirá o SUV tracionar por alguns metros de forma elétrica.
Com a atualização, o Renegade também deve ser reposicionado na linha Jeep. Isso porque a marca já está contratanto funcionários e preparando a fábrica de Porto Real (RJ) para o SUV subcompacto Avenger, que deve ser lançado como opção de entrada na linha, para concorrer com versões mais caras de Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.
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Fonte: direitonews