O Jeep Grand Cherokee retorna ao Brasil na versão 4xe com conjunto híbrido plug-in. As primeiras 150 unidades já desembarcaram no país e podem ser encontradas nas lojas por R$ 569.990. Seu principal rival é o Volvo XC90, que atualmente parte de R$ 554.950.
Sendo assim, a Jeep passa a ter dois carros híbridos plug-in no Brasil. No ano passado, a marca lançou o Compass 4xe, que é importado de Melfi, na Itália, e parte de R$ 347.300. O Grand Cherokee, por sua vez, é produzido em Detroit, nos Estados Unidos.
O motor a combustão do novo Jeep é 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de entregar 272 cv de potência a 5.250 rpm e 40,5 kgfm de torque a 3.000 rpm. Com o auxílio dos dois motores elétricos abastecidos por uma bateria de 17,4 kWh, o Grand Cherokee desenvolve 380 cv e 64 kgfm totais.
O câmbio automático tem oito marchas e funciona de acordo com o modo de condução selecionado. É possível deixar o Cherokee mais permissivo ou econômico, de acordo com a preferência do motorista, podendo até rodar integralmente na eletricidade. O SUV pode atingir até 206 km/h de velocidade máxima e leva 6,3 segundos para chegar a 100 km/h, segundo a fabricante.
O plug de carregamento do Grand Cherokee é do tipo 2, o mais comum do Brasil. Segundo a Jeep, leva-se em torno de 2h30 para recompor 100% da carga em um carregador de corrente alternada.
De acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV), o Grand Cherokee pode aferir 19,3 km/l, tanto na cidade quanto na estrada. Considerando o tanque de combustível de 72 litros, a autonomia total chega perto de 1.400 km.
Além disso, com 100% de carga na bateria, o Cherokee pode rodar até 29 km sem gastar uma gota de gasolina e emitir gases poluentes, de acordo com o órgão nacional.
A nova geração do Grand Cherokee retorna ao Brasil com 4,91 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,79 m de altura e 2,94 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 580 litros de capacidade.
O pacote de equipamentos é um dos diferenciais do Jeep no segmento. Além das tradicionais telas para o painel de instrumentos (10,2’’) e a central multimídia (10,1’’), o Grand Cherokee oferece uma terceira que fica à frente do passageiro dianteiro. Nela, é possível acessar configurações de mídia e de navegação.
Na parte de assistências ao motorista, o Grand Cherokee oferece frenagem autônoma de emergência, monitoramento de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, sensor de ponto-cego, câmera 360° para manobras e monitoramento de pressão dos pneus. O pacote Brasil inclui oito airbags (frontais, laterais, cortinas e joelho).
A Jeep diz que o Grand Cherokee está disponível para pedidos futuros e que sua venda no Brasil não está restrita ao primeiro lote. Portanto, mais unidades devem chegar no primeiro semestre de 2024.
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Fonte: direitonews