Obras de importantes corredores logísticos em Mato Grosso – como as BRs 158, 080 e 242, todas no Vale do Araguaia – estão ‘travadas’ por falta de licenças expedidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). O órgão ambiental, por sua vez, atribui a demora pela ausência de encaminhamento dos projetos necessários por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Essa situação foi relatada nesta quarta-feira, 9, pelo senador Jayme Campos (União-MT) durante reunião do ministro dos Transportes, Renan Filho, com parlamentares da bancada federal e com o governador Mauro Mendes. Na ocasião, o ministro apresentou a Proposta de Otimização Contratual da Concessionária Via Brasil – responsável pelo trecho da BR-163 entre Sinop e Miritituba, no Pará.
Campos informou ao ministro que, na peregrinação em busca de caminhos que possam acelerar as obras de infraestrutura de Mato Grosso, esteve na terça-feira, 8, reunido com o diretor-presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para tratar da questão. Ao lado das deputadas Coronel Fernanda (PL) e Gisela Simona (União), ele foi informado que os licenciamentos dependem dos encaminhamentos dos projetos para analise do instituto. “Precisamos de agilidade para que as obras previstas possam sair do papel” – frisou.
Jayme Campos relatou ao ministro Renan Filho o sentimento de desgosto que vem tomando conta da população que vivem sobre a influência dessas três rodovias federais. “Há muita expectativa quanto as obras prometidas – salientou. Porém, muitos já não acreditam que elas serão realizadas por causa dessa demora nos licenciamentos”.
Renan Filho, por sua vez, assegurou ao senador Jayme Campos que todos os projetos estão sendo encaminhados ao Ibama e que há um grande esforço para que essas licenças sejam analisadas com agilidade pelo órgão ambiental. O ministro reafirmou que a infraestrutura de Mato Grosso ocupa uma das prioridades do Governo Federal, já que o Estado “impulsiona a economia nacional” com a força de sua produção.
Em setembro do ano passado, o Governo chegou a assinar a ordem de início das obras de implantação e pavimentação da BR-158. A rodovia é responsável por escoar a safra de Mato Grosso para os portos do chamado Arco Norte, no Estado do Pará, de onde a produção de soja, milho e algodão é exportada para o mercado internacional. Cerca de 2 mil carretas trafegam por dia pela estrada
Fonte: odocumento