Jaguar Type 00 é conceito de luxo da nova era de carros elétricos da marca


No final de novembro, o mercado automotivo se surpreendeu com uma mudança significativa no logotipo da Jaguar. A tradicional marca britânica deixou o velho felino de lado para assumir uma identidade minimalista e futurista, que agora se reflete no seu primeiro carro conceito: o Type 00. A proposta é algo jamais visto nos 90 anos de história da fabricante.

O Type 00 foi apresentado na Miami Art Week (EUA) e antecipa a próxima geração de modelos da Jaguar, que farão parte da estratégia de posicionar a fabricante na categoria de luxo (e não mais premium). Trata-se de um cupê que servirá de inspiração para um sedã de quatro portas, previsto para ser apresentado oficialmente no final de 2025. O preço deve ficar na faixa dos 120 mil euros, cerca de R$ 769 mil em conversão direta.

De acordo com a marca, o nome “Type” é uma homenagem aos tradicionais E-Type e F-Type – esportivo a combustão que saiu de linha este ano e teve como homenagem uma série especial. Já os dois zeros indicam a ausência de emissões de carbono, já que toda a linha nova da Jaguar será totalmente elétrica.

Seja como for, por ora, os detalhes de motor, autonomia, baterias e desempenho estão guardados a sete chaves. O que a Jaguar confirma é que o veículo tem como base a plataforma elétrica JEA e que busca atingir 770 km de autonomia no ciclo WLTP. A marca ainda diz que será possível “adicionar” 321 km de alcance em 15 minutos.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Fato é que o Jaguar Type 00 é um conceito disruptivo e não esperado pela marca tradicional, que parece querer apostar na inovação. A dianteira preserva um design quadrado, com faróis de LED afilados e com a representação do Jaguar estampado na grade dianteira com filetes. Algo interessante é que não há janela traseira, que tem como característica o design cupê. No lugar, há uma uma espécie de grade que integra as lanternas.

É possível ver que a carroceria tem um conceito minimalista nas linhas, embora o visual seja extravagante. O design se complementa com as rodas de 23 polegadas e as cores ousadas: Pink Miami, em homenagem à cidade onde ocorreu a apresentação, e a London Blue, que traz como referência a origem britânica da Jaguar.

No interior, como é de se esperar, uma proposta que acompanha o restante do projeto. Inicialmente, a cabine intriga por não esbanjar as famosas telas digitais. No entanto, elas ficam “escondidas” no painel e deslizam quando o comando é acionado. São duas telas gigantes: uma para o motorista e outra para o passageiro.

Em termos de acabamento, prevalecem tecidos de alta qualidade e até latão, que fazem parte do painel e da divisória que separa o motorista do passageiro. Ou seja, adeus madeira e couro. Além disso, o Type 00 tem iluminação interna. Agora, resta saber o que do conceito será aproveitado no modelo de produção, que deve entrar à venda no primeiro semestre de 2026.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Comissão aprova projeto que proíbe agr3ss0r de mulher de pedir pensão alimentícia à vítima
Próxima Peugeot 208: os problemas e defeitos mais comuns do hatch