Com o lançamento marcado para outubro, a Jac Hunter já pode ser comprada no Brasil. A marca chinesa começa a pré-venda da caminhonete média, inicialmente, em apenas uma versão e com motor a… combustão! O preço é de R$ 289.900. A picape marca o retorno da fabricante chinesa aos veículos térmicos. Isso porque desde o final de 2022, a Jac Motors trabalhava apenas com modelos elétricos, como E-JS1, EJ7 e E-JS4.
A Hunter Heavy Duty (HD) 4×4 AT chega para agitar o já movimentado segmento de picapes médias no país e enfrentar Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Fiat Titano, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. Para isso a caminhonete de 5,33 de comprimento e 3,11 m de entre-eixos traz um motor 2.0 turbodiesel de 191 cv e 46,8 kgfm de torque (longe do topo do categoria), tração 4×4 e transmissão automática de oito marchas de origem ZF.
A capacidade de carga é a maior do segmento (com sobra): 1.400 kg (veja a tabela comparativa abaixo). A marca chinesa promete, ainda para 2024, a chegada de uma configuração com câmbio manual e outra elétrica. Em outros países ela é vendida com o nome T9.
Visualmente, a Hunter tem personalidade forte, principalmente na dianteira com a enorme grade que emoldura a sigla JAC e as luzes diurnas de LED. Os faróis full-LED estão logo abaixo, assim com os de neblina. Os para-lamas são ressaltados e trazem aplicação plástica nas caixas de rodas. Na traseira, as lanternas exibem filetes verticais também de LED, porém em um arranjo, digamos, mais convencional. Os estribos, protetor de caçamba e santantônio são de série.
Dentro, chama atenção a central multimídia vertical com tela de 13 polegadas e o teto solar. A lista de equipamentos ainda traz painel de instrumento digital e bancos dianteiros (com ajustes elétricos e ventilação) revestidos de couro marrom. A marca chinesa não divulgou mais informações sobre itens de série ou de segurança.
Além da versão HD 4×4 AT, a JAC Motors terá uma opção mais em conta e mais cara da picape média ainda este ano. A primeira será chamada de Sport 4×4 e terá câmbio mecânico. A Jac Motors não deu mais detalhes, porém esta opção também deve ser menos equipada visando frotas e locadoras.
Já a Hunter EV 4×4 terá 290 cv e 62,2 kgfm provenientes de dois motores elétricos: um na dianteira e outro na traseira. Segundo a marca chinesa, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, superando – só 0,1 s a mais que a Ford Ranger Raptor, de quase 400 cv.
Já a bateria de fosfato de lítio-ferro (LiFePO4) tem 88,3 kWh e fornece uma autonomia de 313 km (WLTP). A Jac seguirá sendo a única marca a oferecer uma caminhonete elétrica no Brasil. Em 2020 a marca trouxe a primeira picape movida a bateria do país, a iEV-330P.
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Fonte: direitonews