“Após uma semana de contatos intensivos em Doha, a equipe de negociação de alto nível retornará a Israel para consultas“, disseram as autoridades.
As negociações no Catar começaram no último fim de semana, enquanto uma nova ofensiva israelense estava em andamento.
Uma fonte próxima ao Hamas disse que a delegação israelense “não fez nenhuma negociação real desde o último domingo [18]”, graças à “política sistemática de obstrução de [Benjamin] Netanyahu”.
Por sua vez, autoridades do Catar sustentaram que o “comportamento irresponsável e agressivo” de Tel Aviv ficou evidente quando Netanyahu anunciou a expansão de sua ofensiva contra Gaza, frustrando assim qualquer perspectiva de cessar-fogo no enclave palestino. O chefe do Estado-Maior de Israel, Eyal Zamir, justificou que o objetivo da nova operação das Forças de Defesa de Israel (FDI) é derrotar o Hamas e conseguir o retorno dos reféns.
Após nova ofensiva, Itamaraty repatria brasileiros na Faixa de Gaza
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro anunciou, também nesta terça-feira (20), que um grupo de 12 pessoas foi enviado à Jordânia. A expectativa é que os repatriados cheguem amanhã (21) ao Brasil.
O Itamaraty ressaltou que as pessoas do grupo que necessitarem de acolhimento serão assistidas por uma equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Desde 2023, quando as tensões aumentaram na Faixa de Gaza, 127 brasileiros e familiares foram repatriados do enclave palestino.
Fonte: sputniknewsbrasil