Israel avança em ofensiva no sul de Gaza; quase 200 morrem em 24 horas e milhares fogem da região


O número eleva o total de mortos para cerca de 21.507 pessoas na região, cerca de 1% da população de Gaza.
De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), as operações militares começaram pela manhã na região de Khirbat Ikhza’a. Elas destacam que os soldados na área “eliminaram terroristas e atingiram muitos alvos significativos, incluindo poços de túneis, uma rota de túnel e postos de lançamento de mísseis antitanque”.
Foi dessa região que o grupo palestino Hamas se infiltrou e atacou a comunidade de Kibbutz Nir Oz em 7 de outubro como parte de seu ataque surpresa a Israel, resultando em vítimas e no sequestro de civis para Gaza.
A Forças Armadas israelenses afirmaram ainda que numerosos poços de túneis foram descobertos, com quantidades substanciais de armas, incluindo AK-47s, outros rifles, granadas, minas, lançadores e morteiros.
Tropas das Forças de Defesa de Israel em meio a bairro totalmente destruído pelos bombardeios. Faixa de Gaza, 21 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023

Israel também afirmou ter destruído um dos “apartamentos-esconderijo” de Yahya Sinwar, líder do movimento palestino Hamas. O informe diz que os militares israelenses descobriram um túnel de 20 metros de profundidade e 218 metros de comprimento no subsolo do apartamento.
O enclave passa por uma crise humanitária muito grave, na qual dezenas de milhares de pessoas se encontram sem água potável e acesso à comida. Cerca de 85% da população de Gaza, 2,3 milhões de pessoas, tiveram de fugir de casa por culpa da guerra.
As autoridades palestinas estimam que até o momento o conflito deixou mais de 21,3 mil mortos e mais de 55,2 mil feridos na região, desde o início do conflito, em 7 de outubro, quando o grupo palestino Hamas fez um ataque surpresa contra Israel causando a morte de mais de 1,2 mil pessoas e deixando cerca de 5,5 mil feridos e capturando cerca de 240 reféns.
Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas e iniciou ataques massivos a instalações em Gaza, incluindo instalações civis, e realizou bloqueio total ao enclave palestino, cortando o fornecimento de água, alimentos, medicamentos, eletricidade e combustível. Em 27 de outubro, Israel lançou uma incursão terrestre em grande escala na Faixa de Gaza.
O número de soldados israelenses mortos desde o início da operação terrestre contra o Hamas na Faixa de Gaza atingiu 97 na primeira semana de dezembro. Na semana passada, as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram ter perdido dez soldados em um único dia.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores EUA aprovam venda de projéteis avaliados em US$ 147,5 milhões para Israel, diz Pentágono
Próxima Ameaça de colapso nacional: EUA podem reviver turbulências de 1860 ao proibir Trump nas eleições