Irmão e advogado de tesoureiro disputariam eleição em Cuiabá; time foi criado para atender facção


Conteúdo/ODOC – O delegado Rafael Scatolon, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), revelou que dois alvos presos na Operação Apito Final, deflagrada nesta terça-feira (2), eram pré-candidatos a vereador em Cuiabá.

Um deles é Fagner Paello, irmão do principal investigado da Apito Final, Paulo Witer Farias Paello, conhecido como W.T. Paulo é acusado de ser tesoureiro do Comando Vermelho e liderar o tráfico de drogas na região do Jardim Florianópolis, na Capital. O outro é o advogado Jonas Cândido, apontado como “braço jurídico” da facção.

W.T. foi preso na última sexta-feira (29), em Maceió (AL), quando participava de um jogo de futebol. Ele é presidente do time de futebol que leva o seu nome “Amigos do W.T”.

A Apito Final apura um esquema liderado por ele para lavar dinheiro do tráfico de drogas através da compra de imóveis e veículos. “Durante a investigação, ficou claro que esse indivíduo utilizava de vários comparsas que faziam a contabilidade do tráfico de drogas para lavar esse dinheiro e, posteriormente, converter o proveito do crime em ativo lícito. E exercendo também um papel de destaque, principalmente, de assistencialismo perante a sociedade através de distribuição de cesta básica, da utilização de um time de futebol, a construção de um centro esportivo, tudo isso em benefício da facção em detrimento da sociedade de bem da cidade de Cuiabá”, disse o delegado.

Conforme o Scatolon, o time de futebol é destinado única e exclusivamente para fins de lavagem de dinheiro. “Esse time, inclusive, já possui uma pessoa jurídica aberta. Eles participam de torneiros e conseguem angariar fundos e esse patrimônio é posteriormente usado para benefício da facção, atuando além do time, em ações de assistencialismo”, afirmou.

A operação

No total, a operação cumpriu 25 mandados de prisão e 29 de buscas e apreensão. Também houve a indisponibilidade de 33 imóveis, sequestro de 45 veículos e bloqueio de 25 contas bancárias.

Os mandados foram deferidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá e são cumpridos na Capital, Chapada dos Guimarães, São José dos Quatro Marcos e Maceió (AL).

Fonte: odocumento

Anteriores Governo brasileiro condena ataque de Israel à embaixada iraniana em Damasco
Próxima Plano de investimento definirá pagamento de dividendos da Petrobras, diz Haddad