A população iraniana foi às urnas nesta sexta-feira (28) para eleger o novo presidente do país, no pleito antecipado por conta da morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero em 19 de maio de 2024.
Atualmente, o país é comandado pelo vice-presidente, Mohammad Mokhber, que assumiu o cargo interinamente após a morte de Raisi. As eleições ocorrem um ano antes do previsto, por conta da morte de Raisi, e são consideradas as mais importantes do país em décadas.
Segundo informou a agência iraniana Tasnim, estão aptos a votar 61.450 mil eleitores. O candidato vencedor será o 14ª a ascender ao cargo após a Revolução Islâmica de 1979.
Quatro candidatos disputam o pleito: Masoud Pezeshkian, legislador reformista e ex-ministro da Saúde; Saeed Jalili, conselheiro de segurança; Mohammad Bagher Qalibaf, presidente conservador do Parlamento iraniano; e Mostafa Pourmohammadi, ex-ministro do Interior e da Justiça. Dois candidatos, Alireza Zakani e Amir Hossein Ghazizadeh Hashemi, desistiram de concorrer ao pleito.
Os candidatos foram selecionados pelo Conselho Constitucional do país, dentre 80 candidatos que desejavam concorrer à presidência.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil