Irã reforça posição antes de encontro com EUA e afirma que não abrirá mão de seus direitos nucleares


Segundo Araghchi, o país permanece fiel ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e defende o uso pacífico da energia atômica, incluindo o enriquecimento de urânio.

“Não buscamos armas nucleares. Armamentos de destruição em massa não fazem parte da doutrina de segurança do Irã“, afirmou.

A autoridade iraniana lembrou ainda que Teerã foi um dos proponentes da criação de uma zona livre de armas nucleares no Oeste Asiático.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, ouve o comandante do Exército iraniano, general Abdolrahim Mousavi, durante o desfile das Forças Armadas que marca o aniversário do início da guerra contra o Iraque, há 44 anos. Teerã, Irã, 21 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2025

O diplomata destacou que o Irã mantém uma postura construtiva nas conversas com os EUA e outros países. “Se o objetivo é garantir que o Irã não desenvolva armas nucleares, um acordo é possível e está ao nosso alcance”, disse.
No entanto, Araghchi alertou que qualquer tentativa de impor exigências consideradas “irrealistas” ou de negar direitos nucleares legítimos será firmemente rejeitada.
Até agora, iranianos e norte-americanos já realizaram três rodadas de diálogo: duas em Mascate, capital de Omã, e uma em Roma, na Itália. A próxima reunião acontece neste domingo (11), novamente em solo omanita.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Após 12 Sessões, STF Define Novas Regras para Responsabilidade de Big Techs por Publicações Online
Próxima Resgate do corpo de Juliana Marins no Monte Rinjani, na Indonésia, deve ocorrer nas próximas horas