Irã pode estar preparando operações hostis nos EUA, diz chefe do Departamento de Segurança Interna


“Dadas suas capacidades, o Irã poderia avançar em um plano de ataque contra os EUA com pouco ou nenhum aviso”, disse Mayorkas, em depoimento perante o Comitê de Segurança Nacional da Câmara dos Representantes do país.
Segundo ele, o Irã representa uma ameaça constante para os Estados Unidos.
O chefe do Departamento de Segurança Interna informou que a polícia estadunidense tem detido suspeitos associados à espionagem no país, que revelam supostas conspirações iranianas para ataques.
Nesta foto divulgada pela Marinha dos EUA, marinheiros fazem um inventário de ureia e perclorato de amônio encontrados em um dhow interceptado no Golfo de Omã em 9 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2022

EUA interceptam enorme quantidade de material explosivo no golfo de Omã e afundam navio em seguida

Críticas iranianas ao JCPOA

Na sexta-feira (11), o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, criticou, em uma conversa telefônica com seu homólogo espanhol, o insucesso na reimplementação do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), ou acordo nuclear iraniano.

“Sempre nos congratulamos com a interação com a Europa. Isso enquanto […] Alemanha, França e Inglaterra não conseguiram, desde 2018, implementar o acordo nuclear, que era uma obrigação internacional após a imposição de sanções pela administração [do ex-presidente estadunidense Donald] Trump”, afirmou Amirabdollahian a José Manuel Albares, citado no sábado (12) pela agência iraniana Tasnim.

Ao lembrar recentes distúrbios e ataques terroristas no Irã, Amirabdollahian qualificou as posições e ações de alguns países ocidentais como “não construtivas”.
Apesar disso, o ministro elogiou a atuação de Albares, que condenou o recente ataque em Shiraz, no sul do Irã, e expressou simpatia com o governo e a nação iranianos.
Bombardeiro B-52 dos EUA voando sobre Base Aérea Osan em Pyeongtaek, Coreia do Sul, 10 de janeiro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2022

Caças israelenses F-35 escoltam bombardeiros nucleares B-52 dos EUA em meio a tensões com Irã

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Regulador alemão afirma que instalações de armazenamento de gás estão a 100% de sua capacidade
Próxima Tesouro Nacional propõe flexibilizar teto de gastos e permitir que despesa do governo cresça acima da inflação