O especialista permaneceu otimista sobre a possibilidade de a Rússia e o Irã implementarem programas para a criação de um helicóptero conjunto e ressaltou que Moscou é muito avançada na indústria de helicópteros.
“A variedade de helicópteros russos é extraordinária, não descartando que helicópteros como o Ka-52 e o Mi-28 possam ser usados como aves de combate em organizações de defesa [do Irã]”.
Além disso, ele apontou para os helicópteros multifuncionais Mi-26 e Ka-226, bem como o de transporte K-32 que ele disse que o Irã também poderia adquirir.
Segundo Sangtrash, esses helicópteros, como o Mi-17, foram admirados pelos usuários iranianos devido ao baixo custo de manutenção e à variedade de missões que esses helicópteros implementam.
Segundo ele, há muitos projetos de helicópteros que os dois países podem pôr em prática e construir juntos, incluindo aqueles relacionados à possível criação dos helicópteros Saba-248 e Selahshoor.
Assistente especial do presidente russo, Igor Levitin comprovou recentemente a prontidão das empresas russas para a “produção conjunta de helicópteros” com o Irã. O Conselho Islâmico do Irã, por sua vez, anunciou a compra de defesa aérea, mísseis, caças e helicópteros de fabricação russa.
Fonte: sputniknewsbrasil