Irã na ONU: ‘Ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco é um ataque terrorista’


No comunicado, a missão iraniana na Organização das Nações Unidas (ONU) reforçou que a ação requer respostas decisivas.

“O regime sionista agressor assume total responsabilidade por suas consequências, e a República Islâmica do Irã se reserva o direito legítimo e inerente ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas de dar uma resposta decisiva a tais atos repreensíveis”, afirmou o comunicado na segunda-feira.

Veículos do Exército israelense chegam à área de preparação após combate na Faixa de Gaza. Israel, 30 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024

Além disso, a declaração pedia a convocação de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), qualificando o ataque ao seu consulado de “uma enorme violação do direito internacional”.

Esse crime horrível e ataque terrorista covarde é uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, do direito internacional e do princípio fundamental da inviolabilidade das instalações diplomáticas e consulares […] e representa uma ameaça significativa à paz e à segurança regional”, destaca a nota.

Sobre o caso

Pelo menos cinco pessoas foram mortas como resultado de um ataque aéreo israelense que teve como alvo um prédio perto da Embaixada do Irã em Damasco, na Síria, segundo uma fonte de segurança síria revelou à Sputnik nesta segunda-feira (1º).

“De acordo com relatos iniciais, duas pessoas foram mortas e outra ficou ferida em um ataque israelense a um prédio perto da Embaixada iraniana em Damasco”, disse a fonte.

Um relato anterior da emissora estatal Radiotelevisão da República Islâmica do Irã (IRIB) afirmou que um ataque aéreo israelense atingiu um edifício que pertence ao Consulado-Geral iraniano em Damasco e que serve de residência para o embaixador.
Ataque em Damasco - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024

Ainda de acordo com uma apuração preliminar da IRIB, o ataque aéreo israelense que atingiu o Consulado-Geral iraniano em Damasco nesta segunda-feira teria vitimado vários diplomatas do país do Oriente Médio, uma informação que ainda não foi oficialmente confirmada.
De acordo com a TV estatal síria Al Ekhbariya, a defesa antiaérea do país abateu a maioria dos mísseis, mas os restantes bastaram para acertar um prédio perto da Embaixada do Irã e destruí-lo.
Minutos depois, segundo a mídia local, o número de vítimas fatais subiu para cinco.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Fim de uma Era: SBT Anuncia Saída de Eliana
Próxima “Não imprima boletos”, alerta Febraban; entenda o motivo