Irã lança o satélite de pesquisa Chamran-1 no espaço


“O satélite de pesquisa Chamran-1 foi lançado ao espaço nesta manhã usando um foguete Qaem-100 e colocado em órbita com sucesso a uma altitude de 550 km”, diz o artigo no site oficial de notícias do IRGC.

A principal missão do satélite, segundo o relatório, é testar o software e o hardware para validar a tecnologia de manobra orbital.
USS Harry S. Truman - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2024

O Qaem-100 é um veículo de lançamento iraniano de propelente sólido, de uso único e classe leve, desenvolvido e operado pela Força Aérea do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica.
Ele pode lançar uma carga útil de 80 kg em uma órbita baixa a uma altitude de 500 km. O primeiro lançamento orbital bem-sucedido do Qaem-100 ocorreu em 20 de janeiro de 2024.
Espera-se que o Qaem-100 seja o primeiro portador de uma família que inclui os futuros foguetes Qaem-105, Qaem-110 e Qaem-120 de várias cargas úteis, o último dos quais deve ser capaz de lançar satélites em órbita geoestacionária.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Candidato a Vereador no Paraná é Preso pela PF por Envolvimento nos Atos de 8 de Janeiro
Próxima Reservatórios de hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste atingem níveis críticos em meio à seca