Irã lança com sucesso o veículo de transferência orbital Saman-1


A unidade orbital Saman-1, carregando duas cargas úteis, foi lançada por um foguete Simorgh do Terminal de Lançamento Espacial Imam Khomeini e entrou com sucesso em uma órbita elíptica, disse a agência de notícias Tasnim.
O veículo de lançamento Simorgh, que funciona com combustível líquido, foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa iraniano. Esse foi seu oitavo lançamento. Um novo recorde foi estabelecido pelo Irã, com o lançamento bem-sucedido em órbita de uma carga útil de 300 quilogramas, disse a reportagem.
Reator nuclear de água de Arak, ao sul da capital iraniana, Teerã, durante visita do então chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, em 23 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2024

No início de novembro, o foguete russo Soyuz-2.1b colocou em órbita um estágio superior do foguete Fregat carregando 53 pequenos satélites, incluindo dois iranianos, Kowsar e Hodhod.
Em abril, o chefe da Agência Espacial Iraniana, Hassan Salarieh, disse que Teerã planejava concluir a criação do segundo protótipo do satélite Pars-1 e preparar o Nahid-2 e o Saman-1 para lançamento até março do ano que vem.
O Saman-1 foi projetado como um passo prático para transferir satélites para altitudes mais altas. Mais detalhes sobre o desempenho da unidade serão divulgados gradualmente após avaliações operacionais, acrescentaram as autoridades, citadas pela Tasnim.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores O que torna as Colinas de Golã cruciais para Israel?
Próxima Rheinmetall une forças com especialista em sistemas de drones de combate dos EUA, diz mídia