A lista de seis autoridades consideradas qualificadas para concorrer ao cargo foi tornada pública neste domingo (9), após um processo realizado pelo Conselho Constitucional do país persa.
Os candidatos presidenciais são: Mohammad Bagher Ghalibaf, presidente do parlamento do Irã; Alireza Zakani, prefeito de Teerã; Mostafa Pourmohammadi, ex-ministro da Justiça; Saeed Jalili, representante do líder supremo iraniano no Conselho Supremo de Segurança Nacional; Masoud Pezeshkian, ex-ministro da Saúde; e Amir-Hossein Ghazizadeh Hashemi, vice-presidente do Irã.
De acordo com a agência iraniana Tasnim, o conselho desqualificou o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad e o ex-presidente parlamentar Ali Larijani.
O processo de registro para a 14ª eleição presidencial do Irã começou em 30 de maio e terminou em 3 de junho. O período da campanha eleitoral será de 12 a 26 de junho, enquanto o dia da votação será realizada no final do mês, em 28 de junho.
As eleições iranianas antecipadas acontecem após a trágica morte do presidente do Ebrahim Raisi em 19 de maio, quando o helicóptero que o transportava – junto com o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, e vários outros funcionários do alto escalão do governo – caiu, quando a comitiva retornava de uma cerimônia na fronteira entre o Irã e o Azerbaijão.
De acordo com a Constituição, o primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, assumiu o comando como presidente interino, a critério do líder, o aiatolá Ali Khamenei, até a eleição de um novo presidente.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil