Irã acelera seu programa espacial e diz estar construindo 30 satélites


O Irã tem feito rápido progresso na indústria espacial durante os últimos três anos e atualmente está fabricando cerca de 30 satélites, relatou na quinta-feira (22) a agência iraniana Tasnim.
Segundo disse Hassan Salariyeh, chefe da Agência Espacial do Irã, 12 satélites foram colocados em órbita ou preparados para lançamento desde agosto de 2021, e o ritmo de projeção e fabricação acelerou à medida que a agência espacial estabeleceu projetos conjuntos com o setor privado.
Satélite militar iraniano Noor é lançado em órbita - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024

O Centro Espacial Nacional Imam Khomeini, o primeiro local de lançamento fixo de engenhos espaciais do Irã, foi inaugurado em 2017. A instalação abrange todos os estágios das missões espaciais, desde a preparação do satélite até o lançamento, controle e orientação.
Em abril de 2020, o Irã anunciou o lançamento bem-sucedido de seu primeiro satélite militar do local e, em março de 2022, lançou seu segundo satélite militar.
O Irã também está construindo o maior centro espacial do Oriente Médio na cidade portuária de Chabahar, no sudeste do país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Idosos deixam de ser a menor parcela da população e já superam os de 15 a 24 anos, revela IBGE
Próxima Brasil não vai reconhecer presidente da Venezuela sem atas eleitorais, diz Celso Amorim no Senado