Interesse Público mostra ações de educação ambiental em Sergipe pela Fiscalização Preventiva Integrada


ee54d032-0c26-4194-a4a6-cf2e8a660c5c

Veja também: PGR participa de reunião para repactuar acordo de reparação de danos a atingidos pela tragédia de Mariana e Hospital Regional do Baixo Amazonas tem cancelado exames por falta de transporte aéreo de insumos. Edição inédita vai ao ar nesta sexta-feira (2), às 20h, na TV Justiça


Imagem: divulgação Interesse Público

O Interesse Público desta semana traz a segunda reportagem da série especial sobre a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Sergipe. A matéria aborda a criação de animais silvestres em cativeiros ilegais. Durante uma visita da FPI, mais de 900 animais foram resgatados na região do Baixo São Francisco. A equipe Fauna aproveitou a oportunidade e realizou atividades de educação ambiental para mais de mil crianças e adolescentes da região.

Em outro destaque, o Ministério Público Federal (MPF) alertou a Justiça sobre o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) em Santarém (PA) ter cancelado exames por falta de transporte aéreo de insumos. Segundo o MPF, a unidade de saúde deixou de oferecer o exame necessário para coletar informações e combater os tipos mais frequentes de câncer (de mama e de próstata) e para avaliar problemas no coração, rins, tireoide, pulmões e outros órgãos. De acordo com o HRBA, atualmente existem 439 pacientes aguardando na fila para fazer esse exame.

Meio Ambiente – Em São Paulo, reportagem mostra os detalhes de um acordo milionário firmado entre o MPF e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). A empresa destinará R$ 16,9 milhões em ações de interesse público e social. A Prefeitura Municipal de Jaú e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) devem destinar os recursos a ações de combate e prevenção à violência doméstica e monitoramento da acessibilidade na internet. O acordo ocorreu depois de uma longa batalha judicial, na qual a CPFL foi condenada a ressarcir consumidores de baixa renda da região de Bauru (SP), que deixaram de receber subsídio nas tarifas entre 1996 e 2000.

Direitos do Cidadão – Em Minas Gerais, a equipe do Interesse Público acompanhou a participação do procurador-geral da República, Augusto Aras, em uma rodada de negociações para repactuar o acordo de reparação de danos aos atingidos pelas tragédias de Mariana e de Brumadinho. Aras lembrou que tanto o Ministério Público Federal quanto o MP Estadual atuam no caso desde o início e que, assim como as demais autoridades envolvidas, apostam na solução das demandas por meio da autocomposição. O PGR destacou que, neste momento, a prioridade de todos é garantir que a sociedade tenha seus direitos assegurados.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 28 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.

Anteriores Ao vivo: os primeiros treinos para o GP da Holanda de F1 no Parque Fechado F1Mania
Próxima Filhas de Vampeta movem ação cobrando R$ 495 mil em pensão