Interesse Público: cooperação entre MPF e Prefeitura do RJ preserva cultura de origem africana


cd823dc2-ea9c-4083-873f-9fd39fec8af7-1

Confira também que portadores de artrite reumatoide no RS farão tratamento em centros de referência. Edição inédita vai ao ar nesta sexta-feira (5), às 20h, na TV Justiça.


Imagem: divulgação Interesse Público

O programa Interesse Público desta semana te leva para uma viagem incrível em um circuito de herança africana. Pequena África é como ficou conhecida uma área, na região portuária do Rio de Janeiro, na virada do século 20. A localidade, que sofreu por um século um apagamento histórico e estrutural,  foi alvo de um termo de cooperação assinado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a prefeitura do Rio de Janeiro. Entre as ações previstas está a implementação de um circuito de preservação de memória cultural, religiosa e gastronômica que vem trazendo nova vida para a região.

Um acordo judicial mediado pelo MPF prevê a despoluição de um dos cartões postais de Belo Horizonte: da Lagoa da Pampulha. Construída na década de 1940 para ampliar o abastecimento de água, amenizar as enchentes e transformar o entorno, o lugar se tornou um espaço de lazer e de esportes para a população. A diversão, no entanto, foi invadida pela poluição: atualmente, a estima-se que o esgoto de cerca de vinte mil famílias da capital mineira e de Contagem, na região metropolitana, são despejados diretamente na lagoa. O acordo prevê um sistema de esgotamento sanitário para acabar com os despejos em cinco anos e ainda a recuperação total da lagoa.

Em Goiás, o MPF ingressou com uma ação na Justiça pedindo a suspensão do aumento de pedágios na BR-060. A nossa equipe de reportagem mostra que o aumento abusivo das tarifas da via, pela empresa Triunfo Concebra, não trouxe as melhorias esperadas pelos usuários, como por exemplo uma melhor conservação do asfalto.

Você vai ver também que no Rio Grande do Sul, atuação do MPF garantiu a criação de centros de referência no tratamento de artrite reumatoide, nas cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Maria. Além das dificuldades para diagnóstico da doença, os pacientes não tinham tratamento adequado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 28 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.

Anteriores MPF processa plataforma de streaming Mubi por não divulgar classificações indicativas
Próxima Em MG, MP Eleitoral investiga eventual crime de violência política de gênero contra deputada estadual