Integrantes do MPF participam de Ação de Limpeza da Praia em semana de homenagem a servidores públicos


Na ocasião, órgão assinou termo de cooperação com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana de JP para coleta seletiva


Crédito: Ascom MPF

Integrantes do Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa participaram da Ação de Limpeza da Praia, realizada no Busto de Tamandaré, na capital. Na ocasião, o procurador-chefe do órgão, José Guilherme Ferraz, assinou termo de cooperação com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur), visando a coleta de resíduos recicláveis, tais como papel, papelão, peças automotivas, pneus, metais, pilhas, vidros, equipamentos eletrônicos inservíveis, lâmpadas e outros gerados no edifício-sede da Procuradoria da República na Paraíba (PRPB), localizado na Avenida Epitácio Pessoa.

Ainda durante a Ação de Limpeza da Praia, alusiva à Semana do Servidor Público e promovida pelo MPF, com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, ONG Mares Sem Plástico, Aquário Paraíba e empresas privadas, servidores do Ministério Público Federal auxiliaram a Emlur na coleta do lixo na praia do Cabo Branco e no esclarecimento aos banhistas e transeuntes acerca da relevância da educação ambiental e conscientização da sociedade sobre pequenas iniciativas que podem ser integradas na rotina de cada cidadão. Foram coletados, na maioria, materiais plásticos, como canudos e garrafas, além de cigarros e outros materiais.

Responsabilidade socioambiental – Segundo o procurador José Guilherme, a parceria com a Emlur tem por objetivo promover o meio ambiente sustentável, com destino adequado do lixo produzido na PRPB. Ele ainda disse que a causa ambiental é de alta relevância social e falar sobre manejo do lixo de forma correta, conscientizar as pessoas para a mudança de hábitos e informar sobre condutas responsáveis em relação ao meio ambiente “foi a forma que escolhemos para celebrar a semana do servidor público, destacando nossa responsabilidade social”.

“A ideia transmitida é de que se cada um cuidar do próprio lixo e acondicioná-lo de modo adequado já teríamos um enorme ganho do ponto de vista da qualidade ambiental. Ademais, seria essa uma forma de respeito e apoio ao trabalho de quem se encarrega da limpeza urbana diariamente. Tivemos a intenção de contribuir para mudar comportamentos e a parceria com a Prefeitura de João Pessoa foi fundamental nessa ação”, acrescentou o representante do MPF.

Música e estudantes – O evento contou ainda com a participação de grupo musical da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e de estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Leonel Brizola. Júlia Barbosa, Maria Heloísa e Rebeca Maria relataram que em casa têm o hábito de separar os resíduos, antes de descartar. Júlia mora em um apartamento, no bairro Miramar, e disse que separa os vidros. “Minha mãe tem esse hábito e costumamos reciclar as coisas, fazer brinquedos com tampas e embalagens plásticas. Assim diminuímos a quantidade de coisas jogadas no lixo”, declarou a criança, que participou da ação ambiental e de cidadania.

Parceiros – A organização não governamental Mares Sem Plástico levou kits de resíduos encontrados nas praias e que prejudicam a fauna marinha. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) distribuiu 50 mudas de árvores nativas e orientou as pessoas sobre a forma correta do plantio. Edilson José Tavares Ledo é funcionário público e aproveitou para levar quatro mudas de ipê amarelo. Ele está recuperando uma área em Bananeiras, cidade localizada no Brejo da Paraíba. “Eu e minha esposa, que é geógrafa, já plantamos diversas mudas de árvores e fazemos questão de plantar árvores nativas. E esse trabalho de distribuição de mudas, feito pela Prefeitura de João Pessoa, é extremamente importante para a preservação das nossas áreas verdes”, concluiu.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a política ambiental da cidade é feita com diversas parcerias. “A Semam tem uma rede de parceiros que nos ajudam de várias formas. Organizações não governamentais, moradores de comunidades pesqueiras, protetores de animais, secretários de Meio Ambiente das cidades do litoral, além, claro, de instituições como o Ministério Público Federal, Universidade Federal da Paraíba, entre outras. Sem essa rede certamente nossas ações não teriam a força que têm. E nada mais justo do que darmos apoio aos parceiros, como é o caso dessa atividade, promovida pelo Ministério Público Federal”, concluiu.

Além do procurador-chefe José Guilherme Ferraz, participaram da ação pelo MPF, realizada no dia 25 de outubro, os procuradores da República Bruno Galvão, Janaina Andrade e João Rafael, bem como 25 servidores do órgão, lotados na capital paraibana.

Com Ascom da Semam

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas – das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 9h às 14h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Anteriores TCE-MT emite parecer favorável à aprovação das contas de governo de Barra do Garças
Próxima Gabriela Pugliesi dá à luz seu primeiro filho e fala sobre expectativas