Com objetivo de contribuir para a divulgação da Ciência de forma clara e simples, o Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, lança o Jornal Mato-Grossense de Física (JMFis). Disponível de forma online e gratuita, o mais novo veículo de comunicação científica será publicado a cada três meses, trazendo assuntos sobre as ciências básicas e aplicadas de pesquisadores da UFMT e todo o Estado.
O corpo editorial do JMFis é composto por quatro professores do Programa de Pós-graduação em Física da UFMT (PPGFis), entre eles, Alessandro Ferreira dos Santos, que conta que essa primeira edição foi lançada oficialmente neste último dia 15. “O volume um do Jornal contém três artigos, sendo o primeiro o editorial do Jornal, produzido por seus editores com a finalidade de apresentar o JMFis. O segundo artigo foi produzido pelo professor Ricardo Rodrigues de França Bento, coordenador do PPGFis, que fala sobre “O Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física da UFMT: Breve retrospectiva histórica, ações e perspectivas”, ressalta.
Alessandro Ferreira dos Santos conta ainda que o terceiro artigo, de autoria do professor Alberto Sebastião de Arruda, um dos fundadores do PPGFis, tem como título “Paradoxo de Gibbs”. “Este artigo tem como objetivo apresentar um importante tema da Física Estatística, relacionando-o com o cotidiano das pessoas. A periodicidade do JMFis será trimestral, e nos próximos volumes, esperamos receber submissão de artigos de divulgação em física, tanto de professores do IF da UFMT, como de toda a comunidade do estado de Mato Grosso que trabalha com ciência, seja básica ou aplicada”, destaca.
“Esperamos que esses artigos, em especial, os que tratam de assuntos da Física, contribuam para a divulgação da Física, popularização da ciência e áreas afim. A ideia é que o JMFis permita que todos possam acessar de forma simples e clara o conteúdo, a fim de que toda a comunidade possa ter interesse pela Física, bem temos o intuito de divulgar e estender o que tem sido feito no IF e/ou na UFMT”, explica o professor, complementando que o JMFis tem apenas o nome regional, mas deverá a curto prazo converter-se em uma importante referência nacional na área de Física e também da Divulgação e Popularização da Ciência.
As seções do jornal estão divididas em Divulgação e Ensino de Física, Fundamentos de Física, Revisões e Ensaios de Física, Anais e Palestras de eventos. Além do professor Alessandro Ferreira dos Santos, também assinam o corpo editorial os professores Eralci Moreria Terézio, Maurício Godoy e Teldo Anderson da Silva Pereira.
Acesse o site do JMFis e as redes sociais Instagram, Facebook , Twitter e Linkedin.
Fonte: ufmt