Precursor na sua área de atuação, o Instituto de Audição e Terapias Integrativas e da Linguagem (IAEL) recebeu homenagem da Alesc pelos 54 anos. A moção de aplauso à instituição foi entregue pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Alesc, o parlamentar ressaltou a importância do trabalho realizado pelo instituto. “É preciso que a sociedade conheça e reconheça a atuação de excelência destes profissionais e é nosso dever, enquanto Comissão, promover iniciativas como esta, que visem cada vez mais a inclusão.”
O deputado destacou que nesta terça-feira (26) é comemorado o “Dia Nacional do Surdo”, e acrescentou que “as políticas públicas em relação aos surdos precisam melhorar”. Citou como exemplo, a falta de profissionais capacitados em libras no atendimento de saúde, “que pode acarretar em diagnósticos errados”, alertou.
O Instituto de Audição e Terapias Integrativas e da Linguagem é uma instituição filantrópica fundada em 1969 em Florianópolis. Hoje atende mensalmente 125 pessoas pelo SUS de todas as faixas etárias e durante anos foi único local de atendimento para muitos deficientes auditivos do estado.
A fonoaudióloga Cristiane Araújo de Moraes Lima, que recebeu a honraria em nome da instituição agradeceu. “É importante o reconhecimento dado pela Assembleia Legislativa por meio do deputado Caropreso, afinal estamos realizando há décadas um serviços para uma parcela da sociedade que carece de atendimento especializado”. O IAEL possui serviços integrados de fonoaudiologia, audiologia, acupuntura e práticas integrativas de saúde.
Com a colaboração de Paulo Corrêa
Fonte: alesc.sc.gov