INSS lança nova ferramenta para aposentados e pensionistas com mais benefícios: Saiba mais!


Essa novidade foi trazida por Carlos Lupi, ministro da Providência Social. Essa nada mais é que um novo cartão da autarquia. Com o novo cartão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os aposentados e pensionistas poderão desfrutar de uma série de benefícios.

O cartão começará a ser distribuído durante esse mês. No entanto, a novidade não chegará inicialmente a todos os assegurados da autarquia, mas o ministro afirma que logo esse será ampliado para alcançar todos os beneficiários.

O ministro explica como irá funcionar o novo cartão:

É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. O beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão terá validade nacional.

Quais benefícios esse cartão trará?

Inicialmente, o cartão chegará aos aposentados e pensionistas, trazendo consigo, diversos novos benefícios. Com o cartão, os assegurados terão descontos, como passagens gratuitas de ônibus.

Essa nova ferramenta irá chegar a 37 milhões de brasileiros, dessa forma, esses beneficiários poderão utilizar os serviços de transporte público.

A ideia é que, além dos benefícios que já são garantidos, outros sejam oferecidos, como descontos em farmácias, hotéis, entre outros.

O ministro explica que ao em vez do beneficiário precisar de autorização para utilizar o transporte de cada município, ele poderá ter acesso com o seu novo cartão, que terá validade nacional.

Além disso, estão procurando novos benefícios para oferecer. Por exemplo, os correntistas do Banco do Brasil terão descontos em farmácias conveniadas, descontos em hotéis, passagens aéreas, entre outros.

O ministro explica, que inicialmente, esse cartão vem sendo desenvolvido em uma parceria conjunta ao Governo Federal e a Caixa Econômica Federal. No entanto, há esperanças de que, em breve, outros bancos serão convidados a contribuir com a iniciativa.

Como irá funcionar a prova de vida?

A partir do ano de 2023, a prova de vida deixa de ser uma responsabilidade do beneficiário e se torna da autarquia.

Dessa maneira, o beneficiário não precisará se preocupar. A partir da sua data de aniversário, o órgão deverá confirmar que o aposentado ou pensionista está vivo em até dez meses.

Essa confirmação será feita por meio de cruzamento de dados. Caso haja a necessidade do beneficiário realizar a confirmação, ele será notificado pelo aplicativo, Meu INSS, pelos bancos responsáveis ou pela Central de Atendimento.

Fonte: capitalist

Anteriores Senado aprova PL que prioriza emprego para mulher vítima de violência
Próxima Podcast Em Ponto: Hamilton só vai se aposentar depois de outro título na F1